Redação do ENEM: aquilo que você NÃO deve fazer

Confira!

Redação do ENEM: descubra aquilo que NÃO deve ser feito

Sem dúvida nenhuma, a redação é uma das partes mais importantes da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que a nota recebida nela influenciará fortemente a pontuação final.

Certamente você já passou muitas horas estudando e tentando entender aquilo que deve ser feito na redação. Mas você  você já parou para pensar no que não fazer?

É algo que se deve levar em consideração, principalmente se você consegue se colocar no lugar do examinador.

Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com algumas dicas sobre o que não deve ser feito na redação do ENEM. Confira!

Não fugir do assunto

É consenso entre todos que corrigem as redações que fugir ao tema proposto irá provocar a perda de muitos pontos. Tente não desviar do tema principal proposto pela banca.

Não use a primeira pessoa do singular

Não use expressões como “Eu penso que.” ou “Eu acredito que…”. A redação do ENEM não deve conter a sua própria opinião pessoal a respeito de determinado tema.

Atente-se ao mínimo de linhas

Não se esqueça de que o seu texto deve possuir ao menos sete linhas. Um texto com uma quantidade de linhas inferior à essa quantidade será considerado um “texto insuficiente” e receberá nota zero.

Não se abreviações

Evite o uso de abreviações que são comumente empregadas em redes sociais. Exemplos: “vc”, “tb”, etc.

O uso de caneta

O seu texto não pode ser escrito em lápis. Transcreva a sua redação para a folha definitiva sempre com uma caneta.

Lembre-se de que somente o rascunho pode ser escrito a lápis.

Evite o uso de gírias

O seu texto deve ser escrito a partir da norma padrão da língua portuguesa. Evite, dessa maneira, o uso de qualquer tipo de gírias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.