Redação: 5 dicas para treinar a escrita sozinho

A prova de redação é uma das mais temidas pelos vestibulandos e participantes do Enem. Isso se dá porque esse tio de prova discursiva que exige a escrita de um texto do tipo dissertativo demanda muitos conhecimentos de língua portuguesa e da norma-padrão. Por isso, é preciso se preparar com antecedência.

No entanto, boa parte dos estudantes não têm o apoio de um cursinho ou mesmo de um profissional para estudar e treinar a escrita da redação para vestibulares e concursos. Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco dicas de como se preparar e treinar a escrita para a prova de redação. Confira!

Como estudar redação sozinho

Mantenha-se informado

Compreender o tema da redação e ter conhecimento sobre ele é fundamental para garantir um bom resultado. Além disso, os temas costumam abordar assuntos da atualidade, cuja pauta está em discussão na sociedade. Por isso, busque se manter informado no ano do vestibular por meio de notícias, jornais e sites.

Estude as regras da escrita formal

Além de ter amplo repertório sociocultural é preciso também ter conhecimento sobre as regras ortográficas e de acentuação da língua. O estudante deve saber escrever de acordo com as normas da modalidade formal. Portanto, estude a gramática do português, e tópicos como coesão e coerência textual.

Pratique a escrita com frequência

Sem praticar a escrita da redação será muito difícil obter uma boa nota na prova. No entanto, não basta escrever uma ou duas redações no período preparatório. O ideal é tentar escrever ao menos uma redação por semana e cronometrar o tempo. Busque realizar a escrita dentro do tempo que você disporá no exame e de acordo com as exigências do concurso em questão.

Leia muito

A leitura é uma grande aliada daqueles que precisam melhorar a escrita. Ao ler diversos textos, o aluno expande o vocabulário, entende melhor a estrutura textual de cada tipo ou gênero de texto, aprende a formular diversas estruturas linguísticas e muito mais. Portanto, separe um tempo nos seus estudos somente para a leitura. 

Estude a estrutura da redação

Por fim, estude com atenção a estrutura da redação. É preciso saber quais são os elementos de uma redação e como dispor cada um deles ao longo do texto. A redação é composta em três partes – introdução, desenvolvimento e conclusão –, e cada uma delas tem suas particularidades.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.