Recursos minerais: resumo para ENEM e vestibulares

Confira!

Recursos minerais: tudo que você precisa saber

O termo “recursos minerais” é usado para definir os minerais e rochas que possuem um determinado valor econômico. Eles são muito importantes para as indústrias e da economia.

O tópico é muito abordado por questões de geografia em provas como o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e os vestibulares.

Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber para se sair bem em questões desse assunto.

Recursos minerais: definições

Você sabia que existe uma diferença entre mineral e minério? Vamos conferir a seguir uma definição de cada um desses termos. 

Mineral: O mineral é um elemento ou composto químico oriundo de processos inorgânicos, que possui uma composição química definida e é encontrado na Crosta Terrestre.

Exemplos: cassiterita, pirolusita e calcopirita.

Minério: Os minérios, por suas vezes, são minerais com valor econômico. Dois exemplos são: hematita e bauxita

Recursos minerais: extrativismo

O extrativismo de recursos minerais pode ser feito de diversas maneiras. A seguir, vamos conferir duas das principais técnicas empregadas.

Garimpagem

A garimpagem é o modo mais rudimentar de extração de minerais. Caracterizado por baixa utilização de tecnologias e elevada mão-de-obra. Ela ocorre diretamente nos leitos dos rios ou nos depósitos aluviais e os principais minerais recolhidos são as pedras preciosas.

Indústria Extrativa Mineral

A indústria extrativa mineral retira grande quantidade de mineral da natureza visando transformá-los em minérios para utilização industrial, como na Siderurgia e Metalurgia.

Essas indústrias geralmente são transnacionais extremamente poderosas que controlam a extração em diversas partes do globo, gerando empregos e realizando investimentos, mas especialmente causando danos a biodiversidade e à economia local.

Recursos naturais: como são distribuídos?

Os minerais são distribuídos de maneira irregular pela superfície terrestre. Logo, nenhum país possui todos os minerais em seu território, o que gera uma relação comercial extremamente intensa entre as nações em busca destes minerais. Assim, os países que possuem grande quantidade de importantes recursos minerais fazem uso destes recursos para transações lucrativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.