Recomeçar em um emprego novo pode desencadear certa ansiedade, não é mesmo?
Aquele frio na barriga de pisar em um ambiente “diferente” e experimentar coisas novas, é algo que, para algumas pessoas, pode ser uma verdadeira tortura!
Então, como lidar com tudo isso? Como recomeçar sem “se desesperar”? Abaixo você encontra algumas dicas para essas perguntas. Continue conosco e vamos adiante!
Primeiramente, parabéns por tomar a decisão de recomeçar em um emprego novo!
Afinal, você demonstra muita garra e coragem para promover uma mudança em sua vida. E isso é incrível!
Agora, vamos às dicas para tornar esse momento mais tranquilo e leve:
Você concorreu à vaga em que está. Por isso, tê-la conquistado é uma vitória.
Sendo assim, fuja da síndrome do impostor e, sempre que se sentir inseguro, lembre-se de que você é quem foi escolhido para o cargo. Isso quer dizer que as pessoas que lhe contrataram enxergaram em você atributos importantes para a posição.
E, consequentemente, isso significa que você é muito mais preparado do que a sua mente está dizendo agora. Confie em você!
Quando a ansiedade de recomeçar em um emprego novo bater forte, procure “revisitar” as suas habilidades. Isto é, faça uma auto reflexão e pense em todos os seus pontos fortes:
Essas e outras perguntas podem lhe ajudar a enxergar o profissional incrível que você é.
Estude bem a empresa na qual você irá trabalhar. Saiba mais sobre as regras de conduta, horários, estilo de trabalho, serviços e produtos oferecidos aos clientes, etc.
Todos esses conhecimentos vão lhe ajudar a recomeçar em um emprego novo com o pé direito.
Conversar com os seus colegas de trabalho também é interessante. Isso porque:
Não tente transparecer ser o que você não é. Foque nas suas habilidades reais e não nas de um personagem fictício que você criou para “impressionar”.
Afinal, sustentar um personagem por meses e anos não é nada agradável, hein?
Por fim, não caia naquele erro de ter vergonha de demonstrar que não sabe algo.
Afinal, ao recomeçar em um emprego novo é preciso estar disposto a questionar o que não se sabe. Pois assim você demonstra comprometimento e que quer aprender, além de melhorar o seu desempenho profissional a cada dia.
Portanto, questione e não tenha medo disso!