Rebelião de Tyler: revolta camponesa na Inglaterra

Aquilo que você precisa saber!

Rebelião de Tyler: um resumo completo

A denominada “Rebelião de Tyler” foi uma revolta medieval organizada por camponeses e que aconteceu na Inglaterra.

O assunto pode ser abordado em questões que esperam que o candidato discorra sobre as revoltas camponesas da Idade Média. Esse tipo de pergunta pode estar presente principalmente na segunda fase dos vestibulares.

Dessa maneira, para que você possa se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Rebelião de Tyler. Confira!

Rebelião de Tyler: contexto histórico

O desfecho da Guerra de Cem Anos, que aconteceu entre os anos de 1337 e 1453, trouxe uma grande quantidade de problemas políticos e econômicos para a Inglaterra, que saiu como perdedora do conflito travado com os franceses.

Foi nesse contexto que, com o objetivo de recuperar os prejuízos causados pela guerra, o governo inglês decidiu criar novos impostos e expandir aqueles que já existiam.

Porém, a situação da população, que já era muito ruim, agravou-se ainda mais com os impostos. O povo inglês vivia as consequências da Peste Negra, que havia atingido todo o continente Europeu na metade do século XIV, provocando cerca de 20 milhões de mortes.

Rebelião de Tyler: características

No dia 13 de junho de 1381, camponeses ingleses que estavam revoltados com o aumento de impostos e com as condições de vida precárias organizaram, sob a liderança de Wat Tyler, uma revolta. Os revoltosos queimaram um um prédio do governo inglês e realizaram uma série de outros atos com o objetivo de expressar a própria revolta.

A revolta ficou conhecida como “Rebelião de Tylor” em homenagem ao seu líder e é vista por historiadores como uma expressão da luta contra a opressão das classes dominantes durante a Idade Média. 

Rebelião de Tyler: desfecho 

A Rebelião de Tyler foi reprimida pelo governo inglês com facilidade. Porém, mesmo com a repressão, os revoltos conseguiriam alcançar conquistas importantes, como o aumento salarial e a reeducar de alguns impostos.

Ainda, podemos dizer que a Rebelião de Tyler também contribuiu para o processo de enfraquecimento do sistema feudal, uma vez que os revoltosos conquistaram o aumento do emprego de mão-de-obra assalariada e não servil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.