O CPF na Nota é um programa governamental que está revolucionando a forma como os brasileiros agem com relação às suas compras do dia a dia. Vinculando o documento às notas fiscais, os consumidores conseguem acompanhar seus gastos.
Ademais, eles têm a chance também de reaver parte do que foi gasto em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das mercadorias. Mas, como participar dos sorteios do programa? Como realmente ganhar dinheiro com ele?
Como funciona o CPF na nota?
O CPF na nota tem como objetivo estimular os cidadãos a solicitar as notas fiscais em suas compras. Assim, consequentemente, há o aumento na emissão das notas fiscais e o combate à evasão fiscal.
Vinculando o número do documento às compras, os consumidores têm a oportunidade de ter de volta até 30% do valor do ICMS que os estabelecimentos comerciais recolhem. O dinheiro acumulado é depositado em conta através de PIX ou pode ser usado para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Além de tais vantagens financeiras, o programa promove também a participação dos brasileiros no combate constante à sonegação dos impostos. Isso acontece porque registrar as notas fiscais ajuda as autarquias fiscalizadoras a identificar as possíveis irregularidades.
Quais são os Estados que participam do programa?
O CPF na nota ainda não tem a adesão de todos os Estados brasileiros. No entanto, os que já aderiram têm os seus próprios critérios, além dos benefícios exclusivos. No momento, são encontrados programa implementados em Estados como:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
É importante frisar que, mesmo o programa tendo a estrutura parecida em todas as regiões do Brasil, como citamos, cada um tem suas particularidades. Portanto, é possível que os consumidores se deparem com regulamentos e detalhes específicos variando conforme a unidade federativa. Dessa forma, é primordial que o cidadão consulte todas as informações relacionadas ao Estado em que reside antes do cadastro.
Como fazer o cadastro e consultar a disponibilidade dos valores no CPF na Nota
O processo do cadastro no CPF na nota é rápido e simples. Assim, basta acessar a plataforma oficial do programa do seu Estado, clicando no ícone “cadastro”. Posteriormente, preencha os dados solicitados, incluindo o CPF.
Depois de concluir o cadastro, o consumidor já estará apto a incluir sempre o CPF na nota fiscal das suas compras. Assim, os créditos se acumularão automaticamente e ficarão disponíveis para consulta sempre que for necessário.
As consultas de saldo acumulado no CPF na nota podem ser feitas de forma prática e rápida. Primeiramente, acesse o portal oficial do governo do seu estado. Logo após, digite os números do CPF, bem como a senha cadastrada. Assim, você será direcionado à página que contém todas as notas fiscais cadastradas e terá condições de visualizar o total do saldo que o CPF na nota gerou.
Programa Nota Legal
O governo do Distrito Federal anunciou que o primeiro sorteio do Nota Legal de 2024 foi adiado. Originalmente, o sorteio aconteceria na próxima semana, mas foi remarcado para 27 de junho, de acordo com a publicação feita no DODF (Diário Oficial do Distrito Federal).
Segundo a Seec (Secretaria de Economia do Distrito Federal), a alteração na data do sorteio se deu para que houvesse ajustes técnicos no sistema eletrônico do Nota Legal, o programa de CPF na nota do Distrito Federal. Os ajustes se fazem necessários para a garantia da transparência e da legalidade.
É importante frisar que não há outra modificação fora o adiamento da data do sorteio. Portanto, não terá nova abertura de prazo de cadastro para os participantes do programa.