Questão comentada: Concordância verbal e nominal em concursos

O português é uma cobrança certa nas provas de concursos. No entanto, assuntos como concordância verbal e nominal continuam tirando a paz dos candidatos.

Assim, uma das melhores formas de se preparar para as questões mais difíceis sobre o assunto é treinar em provas de anos anteriores. Desse modo, apresentamos uma questão comentada para te ajudar nesse processo. Confira abaixo uma questão da Vunesp!

Questão (VUNESP – 2019)

De acordo com as regras de concordância verbal e nominal, assinale a alternativa correta.

(A) As dificuldades socioemocionais representam problemas muito graves e presentes na vida de adolescentes de vários níveis social.

(B) A presença de profissionais da área de psicologia é uma reivindicação e direito dos jovens que, na rede de ensino, tem necessidade de apoio psicológico.

(C) A necessidade de auxílio psicológico, por meio da presença de profissionais da área de saúde mental nas escolas, deve ser um fato observado pelas autoridades.

(D) Os direitos devem ser cumpridos para que haja condições saudável de convivência entre os jovens na idade escolar.

(E) Os pais e responsáveis devem ficar atentos com quem os adolescentes convive no seu cotidiano.

Análise e gabarito

Primeiramente, é possível notar que a questão não traz um texto de apoio. Logo, o candidato deve atentar diretamente para o enunciado e identificar o que este pede. Assim, já sabemos que precisamos encontrar entre as cinco alternativas aquela cujas regras de concordância verbal e nominal do português foram respeitadas.

Na letra A a incorreção está na última palavra da frase, pois o nome social deveria estar no plural, concordando com vários níveis. Já a letra B pode parecer correta a muitos candidatos, mas não é, pois o verbo ter da última oração está flexionado na 3ª pessoa do singular (tem), quando deveria concordar com a 3ª pessoa do plural (têm), já que o sujeito da oração é jovens.

Na alternativa D volta a ocorrer inadequação pois o adjetivo saudável deveria estar no plural, de acordo com o nome que o antecede: condições saudáveis. A alternativa E, por sua vez, apresenta problema de concordância verbal: os adolescentes convive. O correto seria, então, os adolescentes convivem

Desse modo, a alternativa correta é a C. A frase está completamente de acordo com as regras de concordância do português.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Clique aqui para conferir dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.