As questões de morfologia da língua portuguesa estão sempre presentes em provas de concursos e vestibulares. Desse modo, é comum encontrar questões sobre os processos de formação das palavras. Apesar disso, muitos estudantes ainda têm muita dificuldade no assunto.
Uma maneira de se preparar melhor para esse tópico é unindo a teoria e a prática. Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre os processos de formação de palavras para você treinar e refletir sobre esse assunto da morfologia de nossa língua. Confira!
Questão (UFMT – 2019)
Os principais processos de formação de palavras novas na Língua Portuguesa são a derivação e a composição. Sobre o processo de derivação em vocábulos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As palavras capacidade e feudalismo são formadas pelo acréscimo de um sufixo nominal a um radical: na primeira, o sufixo dade imprime sentido de estado; na segunda, o sufixo ismo, o sentido de sistema político.
( ) A formação das palavras desgosta e independentes acontece da mesma forma, pelo acréscimo de um prefixo (des e in) a um radical, portanto derivação prefixal.
( ) Na derivação parassintética, são anexados a um radical um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo, como nas palavras envelhecer e inviabilizar.
( ) A palavra registros é um substantivo deverbal, pois foi formada a partir de um verbo (registrar), substituindo-se a terminação verbal pelas desinências indicativas de gênero e número, portanto derivação regressiva.
( ) Os sufixos verbais agregam-se ao radical geralmente de substantivos e adjetivos para formar novos verbos, a exemplo de influenciar e utilizar, em que os sufixos ar e izar exprimem prática de uma ação.
Assinale a sequência correta.
V, V, F, V, F
Resposta e comentário
Em primeiro lugar, é preciso retomar que a formação de novas palavras pode ocorrer por composição ou por derivação. Na composição, há a junção de dois ou mais radicais, enquanto a derivação se dá pelo acréscimo de afixos. Nesse sentido, a primeira afirmativa é verdadeira, pois as palavras são formadas por sufixação: capaz + dade e feudal + ismo. Portanto, as sequências em B e C estão erradas.
A segunda afirmativa é falsa pois a palavra independentes é formada por acréscimo não só de um prefixo (in), mas também do sufixo entes. A terceira afirmativa também é falsa já que a inviabilizar é derivação sufixal e prefixal, ou seja, podemos suprimir o sufixo ou o prefixo e ainda assim a palavra existirá. A derivação parassintética só ocorre quando o acréscimo dos afixos é simultâneo.
A derivação regressiva forma uma nova palavra a partir da redução da palavra primitiva, portanto a quarta alternativa é verdadeira. Com isso, a sequência correta é a da alternativa D.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.