Questão comentada sobre o emprego do hífen, da Vunesp - Notícias Concursos

Questão comentada sobre o emprego do hífen, da Vunesp

A ortografia oficial da Língua Portuguesa passou por algumas mudanças após o Brasil firmar com outros países o Novo Acordo Ortográfico. Há palavras que perderam o acento, por exemplo, enquanto outras perderam o hífen. 

Desse modo, as provas de concursos exigem que os candidatos estejam atualizados quanto às regras da ortografia oficial da língua. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre o emprego do hífen. Confira!

Questão – Vunesp

o uso do hífenA exemplo de “intervenção” – grafada com “ç” – e de “autocontrole” – grafado sem hífen –, estão correta e respectivamente grafados, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

 

(A) pretenção e autohemoterapia.

(B) intenção e autoobservação.

(C) compreenção e autoterapia.

(D) propenção e autofecundação.

(E) isenção e autodefesa.

Resposta e comentário

Primeiramente, ao analisar o enunciado, já é possível perceber que a questão exige que o candidato identifique as palavras cuja escrita está incorreta.

De acordo com a ortografia oficial, as palavras pretenção, compreenção e propenção presentes nas alternativas A, C e D, respectivamente, estão incorretas porque deveriam ser escritas com s (pretensão, compreensão, propensão), não com ç. Conforme a regra, emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em -nder, -ndir, -erter e -ertir. Portanto, podemos descartar as alternativas A, C e D.

Na alternativa B, a palavra autoobservação também apresenta grafia inadequada pois, com o novo acordo, é preciso usar o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Assim, a escrita correta é auto-observação, com o emprego do hífen.

Desse modo, a resposta correta é a alternativa E. Emprega-se a mesma regra para a escrita das palavras autocontrole e autodefesa, pois não se usa o hífen na junção vogal e consoante.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja três dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?