Tratado de Utrecht: acordos entre os países europeus

O Tratado de Utrecht: aquilo que você precisa saber

O Tratado de Utrecht foi um importante tratado que consolidou uma série de mudanças não só no continente europeu, mas também no americano.

Assim, não é de se surpreender que o Tratado e suas consequências na história apareçam com certa frequência nas questões dos principais vestibulares do país.

Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características desse assunto.

O Tratado de Utrecht: Introdução

O Tratado de Utrecht foi um acordo que estabeleceu o fim da Guerra de Sucessão Espanhola, na Idade Moderna.

O acordo foi assinado no ano de 1713 e estabeleceu que a Grã-Bretanha reconheceria o francês Felipe de Anjou como rei da Espanha. Além disso, os espanhóis seriam obrigados a ceder dois de seus territórios, Menorca e Gibraltar, aos britânicos.

O Tratado de Utrecht: Antecedentes Históricos

O rei Carlos II da Espanha faleceu sem deixar herdeiros. Dessa maneira, em seu testamento ele deixou por escrito que desejaria ter como seu legítimo sucesso o francês Felipe de Anjou, neto de Luís XIV, rei francês.

Porém, quando o rei de fato morreu, vários países europeus perceberam que existia a possibilidade de Felipe ocupar, no futuro, não só o trono espanhol, mas também aquele francês, uma vez que ele era descente direto dessa monarquia. E isso seria um problema, pois atribuiria muito poder para Felipe, uma vez que ele controlaria dois países extremamente poderosos e as suas colônias na América.

Dessa forma, irão surgir negociações, iniciadas no ano de 1712, entre a Grã-Bretanha, a Espanha e a França pelo trono espanhol.

O Tratado de Utrecht: Resultados

Felipe de Anjou, então, é obrigado a renunciar ao trono francês para ser reconhecido como rei da Espanha pelos ingleses. Assim, ele se torna Felipe V, passando a controlar também os territórios espanhóis no continente americano.

O Tratado de Utrecht: Consequências

Diversas alterações no mapa do continente europeu e do continente americano ocorrem como consequências do Tratado.

Em primeiro lugar, a Espanha cede algumas de suas posses para os ingleses, como Menorca e Gibraltar. No continente americano, o acordo transformou os limites entre a Guiana Francesa do Brasil e também modificou as fronteiras do Amapá.

A França perde uma parte de sua força na Europa, que só seria retomada com Napoleão Bonaparte. A Inglaterra, por sua vez, consolida a sua supremacia, principalmente por meio da exploração colonial, naval e comercial.

É importante ressaltar que a estabilidade proporcionada por esse Tratado durou quase um século, quando seira substituído pelos acordos firmados no Congresso de Viena, no início do século XIX.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.