Manter o ritmo e a produtividade nos estudos é para muitos um grande desafio. Aumentar a produtividade, então, é ainda mais difícil.
Isso se dá porque há muitos fatores externos e internos que podem afetar o ritmo do estudante. Assim, a produtividade encontra muitos vilões durante o período de preparação para concursos, vestibulares e outras provas importantes.
Com o atual contexto de aulas remotas ou do ensino híbrido, os desafios são ainda maiores. Nesse sentido, o estudante que deseja aumentar sua produtividade precisa entender que a esta envolve ao menos três fatores. São eles: o próprio estudante, o tempo do qual ele dispõe e a atividade que vai desenvolver.
Pensando nisso, trouxemos três dicas preciosas para aqueles que precisam de um aumento na produtividade. Confira!
1. Seja disciplinado
Primeiramente, é preciso agir no primeiro e no principal fator da produtividade: o sujeito. Desse modo, a nossa dica é de que você trabalhe duro para gerir a si mesmo, ou seja, para ter disciplina no dia a dia. Para isso, é preciso evitar a procrastinação, buscar formas de aumentar sua capacidade de concentração e organizar o máximo seu ambiente de estudo e cronograma.
2. Aprenda a gerir o seu tempo
O segundo fator para aumentar a produtividade é o tempo, desse modo, a adequada gestão do tempo é uma das principais metas a alcançar. Para isso, você pode inicialmente apenas observar sua rotina por alguns dias e tomar nota das suas atividades diárias, bem como quanto tempo você se demora em cada uma delas. Assim, você poderá identificar em que atividade gasta mais tempo e analisar onde desperdiça mais energia. Posteriormente, você poderá reorganizar sua rotina, otimizando o tempo do qual dispõe.
3. Analise a sua demanda de estudo
Por fim, é preciso analisar também sua demanda de estudo, já que o objetivo é aumentar a produtividade nos estudos. Ao gerir o seu tempo, como indicado na dica anterior, e analisar suas necessidades estudantis, você poderá direcionar melhor os seus horários de estudo. Uma ótima dica é analisar o que você deve fazer para dar conta de cada disciplina, precisar um tempo para cada uma das atividades e criar uma lista de prioridades.
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