Uma das principais dúvidas entre os brasileiros que desejam participar do Bolsa Família é a compatibilidade do programa com outros benefícios sociais ou do INSS. É o caso da pensão por morte. Mas será que é possível receber os dois benefícios ao mesmo tempo?
A seguir, confira todos os detalhes sobre os dois benefícios e entenda os casos em que é possível solicitar o Bolsa Família mesmo recebendo pensão por morte.
Em primeiro lugar, é importante entender como funciona o pagamento da pensão por morte. Este é um benefício previdenciário destinado aos dependentes do segurado do INSS que faleceu.
Assim sendo, para ser elegível, é necessário que o falecido tenha contribuído para a Previdência Social ou que já estivesse recebendo algum benefício previdenciário no momento do óbito.
O Bolsa Família é um programa assistencial do Governo Federal que visa combater a pobreza no país. Assim, os beneficiários são as famílias de baixa renda.
Para participar do Bolsa Família é necessário se enquadrar nas exigências do programa, principalmente à regra de limite de renda. Assim, é necessário ter renda mensal de até R$ 218 per capita.
Por outro lado, o INSS não possui nenhuma regra que impeça o acúmulo de benefícios previdenciários e assistenciais. Nesse sentido, quem recebe pensão por morte pode participar do Bolsa Família, desde que se enquadre no critério de renda.
Além do critério da renda, o Bolsa Família também conta com outras regras para quem se interessa em fazer parte do programa, como o cadastro no CadÚnico.
O CadÚnico é o Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais. Trata-se de um banco de dados que reúne as informações de todas as famílias de baixa renda. Assim, o governo consegue identificar as família que têm direito aos benefícios sociais e fazer a concessão.
A seguir, veja o passo a passo para se inscrever no CadÚnico:
Por fim, ao concluir o cadastro, basta aguardar um nova seleção do Governo Federal, que fará a análise dos dados do CadÚnico e a concessão do Bolsa Família para as família elegíveis.
Para consultar a aprovação do Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico podem verificar a situação do benefício por meio de diversos canais disponibilizados pelo governo. Aqui estão as opções:
Vale lembrar que é importante manter os dados atualizados no Cadastro Único para garantir a correta avaliação e continuidade do benefício.
Além disso, o Governo Federal não estipula um prazo mínimo para a aprovação no programa. Nesse sentido, é recomendável verificar regularmente a situação do benefício através dos canais mencionados.