Quem PRECISA usar o WhatsApp e NÃO tem internet DEVE comemorar

O truque é bem simples, mas eficaz

Desde a chegada dos aplicativos de mensagens, a sociedade passou por notáveis transformações na forma de se comunicar. Contudo, nem todos têm acesso à internet e podem usufruir desse benefício.

Mas, existe um método recomendado pela Meta para assegurar a comunicação estável em circunstâncias que afetam a interação entre indivíduos através do WhatsApp.

O aplicativo, como todos sabem, é amplamente utilizado no Brasil. Este mensageiro possibilita a troca de mensagens escritas, de voz, vídeos, imagens, documentos, emojis, figurinhas, transferências financeiras, chamadas telefônicas e muito mais. Contudo, todos esses recursos requerem conexão à internet, tornando o WhatsApp offline um desejo frequente dos usuários.

Sem internet, mas conectados

Como citado, poucos sabem é que é possível utilizar o aplicativo mesmo sem acesso a uma rede Wi-Fi ou dados móveis. Isso é especialmente útil em regiões remotas com acesso limitado à internet ou nulo.

Ademais, essa opção pode ser utilizada quando outras formas de conexão não estão disponíveis. Em janeiro de 2023, a Meta, empresa por trás do WhatsApp, divulgou um comunicado oficial explicando como manter a conectividade nessas situações.

O propósito é garantir a liberdade de comunicação ao redor do mundo, mesmo em áreas afetadas por desastres naturais ou conflitos armados. O uso de servidores proxy é uma das alternativas para viabilizar o funcionamento offline do WhatsApp.

Esses servidores atuam como intermediários entre o usuário e a internet e podem ser configurados de diversas formas, conforme a necessidade. No contexto específico do WhatsApp, o servidor proxy permite contornar possíveis interrupções de acesso, assegurando a continuidade da conexão mesmo durante apagões ou falhas nas redes das operadoras de celular.

A Meta disponibiliza esse serviço para garantir que o aplicativo possa ser utilizado principalmente em situações que afetem os direitos humanos, como em períodos de conflitos e guerras. Prioritariamente, a conexão será estabelecida através de servidores configurados por voluntários e organizações que se dedicam a auxiliar pessoas a se comunicarem.

A Meta assegura que a criptografia das conversas permanecerá intacta. Dessa forma, garantirá o acesso por meio do servidor proxy seja seguro e confidencial para os usuários, preservando o conteúdo das conversações.

Quem PRECISA usar o WhatsApp e NÃO tem internet DEVE comemorar
O truque é bem simples, mas eficaz – Imagem: Canva

A configuração do WhatsApp off-line

Utilizando um servidor proxy é acessível nas versões mais recentes do aplicativo para Android e iOS, disponível no menu de configurações. Para configurá-lo, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra as configurações do aplicativo de mensagens;
  • Acesse a seção de Armazenamento e dados;
  • Dentro da opção Rede, selecione a alternativa de Servidor proxy;
  • Habilite a função de Usar servidor proxy;
  • Insira o endereço do servidor ao qual deseja se conectar;
  • Finalize a configuração clicando em Salvar.

É importante ressaltar que, ao utilizar um servidor proxy, o endereço IP do usuário será visível para o provedor desse servidor. Dessa forma, todas as atividades na internet passarão por esse intermediário antes de atingirem seu destino. Portanto, é recomendável procurar por servidores proxy confiáveis caso tenha acesso à internet.

Número de telefone para usar o app

O WhatsApp oferece a possibilidade de criar uma conta em seu celular sem a necessidade de um chip. Esse método permite registrar uma nova conta e efetuar a verificação através de um número de telefone fixo ou fictício. No entanto, é importante mencionar que essa opção está disponível apenas no WhatsApp Business.

Para realizar o processo, siga os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo;
  • Clique em “Concordar e continuar” para aceitar os termos do aplicativo;
  • Insira um número de telefone fixo com DDD e clique em “OK”;
  • Digite o código de confirmação enviado por SMS ou ligação;
  • Clique em “Avançar” e conclua a configuração.

Conquanto, é relevante ressaltar que essa funcionalidade não está disponível na versão regular do aplicativo. Portanto, se deseja utilizar um número de telefone fixo ou fictício, certifique-se de estar utilizando o WhatsApp Business antes de iniciar o processo de criação de conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.