Henrique VIII: resumo sobre uma das maiores figuras da história da Inglaterra
Henrique VIII foi rei da Inglaterra entre os anos de 1491 e 1547. O monarca é considerado um dos mais relevantes governantes do país.
Devido a relevância de seus atos enquanto monarca, o governo de Henrique VIII é alvo frequente de questões de história geral, principalmente nos vestibulares.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a figura de Henrique VIII e sobre os seus atos mais importantes enquanto rei. Vamos conferir!
Quem foi Henrique VIII?
Henrique VIII foi o segundo rei de toda a dinastia Tudor, uma casa real extremamente importante para a história da Inglaterra. A dinastia governou a Inglaterra entre os anos de 1485 e 1603. O reinado dos Tudor dominava todos os reinos ingleses, incluindo o País de Gales e o Reino da Irlanda.
O monarca nasceu no ano de 1491 e era filho de Henrique VII, o primeiro monarca Tudor. No ano de 1509, Henrique VIII casaria-se com Catarina de Aragão, filha dos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela da Espanha. O objetivo do casamento era selar um acordo entre a monarquia inglesa e a monarquia espanhola.
Henrique VIII foi proclamado rei também no ano de 1509.
Henrique VIII e a Igreja Anglicana
Uma das atitudes mais notórias de Henrique VIII enquanto monarca foi o rompimento com a Igreja Católica e a criação de uma nova igreja: a Igreja Anglicana.
Após ter o seu pedido de divórcio negado pelo papa Clemente VI, Henrique realizou a separação oficial da Igreja e do Estado no ano de 1533. Com a criação de uma nova igreja, Henrique VIII foi declarado chefe supremo da Igreja da Inglaterra através de um documento conhecido como “Ato de Supremacia”.
Alguns especialistas afirmam que a Igreja Anglicana teria sido consolidada apenas durante o governo da rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII, em 1558.