Aumentar as vendas
O processo de vendas nem sempre é linear, de forma que é importante acompanhar as etapas da jornada do cliente através do funil de vendas do seu negócio.
No entanto, por muitas vezes, há uma queda nas vendas de forma brusca, que precisa de uma análise mais elaborada.
O funil de vendas é um ponto importante de observação dentro dos negócios, porém há outras análises que devem ser consideradas. Por isso, vamos citar alguns pontos de observação:
Fatores externos
Os fatores externos dizem respeito a tudo o que não controla, como crises financeiras, volatilidade do mercado, chegada de novos entrantes no seu segmento, etc.
A análise de fatores externos é um ponto fundamental para que possa criar soluções cabíveis para aumentar as suas vendas, considerando essa análise.
Por exemplo, em uma situação pandêmica como essa que estamos vivendo por conta do Coronavírus, muitas empresas se reinventaram. Sendo assim, um fator externo pode se transformar em uma oportunidade.
Atrativos
Quando há uma queda nas vendas é importante que crie ações que atraia seu cliente. Sendo assim, ações de Marketing Digital podem ajudar muito nessa divulgação.
Programas de fidelização também podem atrair o cliente, como cupons de descontos e promoções, sempre chamam a atenção de novos clientes.
Implementações de melhorias
Melhorar as formas de pagamento, aumentar os canais de atendimento, bem como mudar a forma de entrega podem ser pontos importantes para aumentar suas vendas.
Novidades
Novos produtos que se alinhem ao seu mercado de atuação, bem como outras inovações podem ser o que falta para o seu negócio. Customizações, aumento de divulgação, prêmios por indicação, são alguns exemplos de atitudes que ajudam a aumentar suas vendas.
No entanto, se o seu problema estiver um único produto, analise seu giro de estoque e coloque esse produto em destaque. Sendo assim, desocupa espaço para adequação de produtos novos, que competem mais ao seu público-alvo.