O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou o edital de abertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Desse modo, todas as datas do exame já foram estabelecidas. As inscrições serão abertas na próxima semana.
O Enem é um importante exame de nível nacional promovido pelo Ministério da Educação com o objetivo de proporcionar o acesso ao ensino superior. Desse modo, os participantes podem usar as notas do exame em importantes programas para ingresso em cursos de graduação, como o SiSU, o ProUni e o Fies.
Período de inscrição
De acordo com o Inep, o período de inscrição para o Enem 2023 será do dia 5 ao dia 16 de junho de 2023. Desse modo, os interessados em participar dessa edição poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira.
Os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. Conforme indicado no edital, a taxa de inscrição é no valor R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). O prazo para pagamento da taxa é 21 de junho.
Como se inscrever no Enem 2023?
Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas exclusivamente de forma virtual, através da Página do Participante, no site do Enem. Para realizar o preenchimento do requerimento de inscrição, o estudante precisa fazer login com o cadastrado do gov.br. Desse modo, caso não possua cadastro, é necessário criar antes de se inscrever no Enem.
O formulário de inscrição solicita diversas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF e endereço do participante. É também solicitado que o estudante indique se está cursando o ensino médio, concluiu ou não.
É também no momento do preenchimento do formulário que o estudante deve escolher a opção de língua estrangeira para a prova. As opções dadas são inglês ou espanhol.
Atendimento especializado
Os estudantes que necessitam de atendimento especializado para o dia da prova também devem indicar essa demanda também no momento da inscrição. Conforme o edital, o exame oferta acessibilidade para as seguintes pessoas.
- Surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva;
- Baixa visão e visão monocular;
- Autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção;
- Pessoas gestantes;
- Estudantes de Classe Hospitalar.
Aqueles que desejam atendimento por nome social como pessoas transgênero, por exemplo, também podem fazer essa solicitação no momento da inscrição.
Enem 2023
Tradicionalmente, o Inep aplica as provas do Enem em dois domingos consecutivos. Conforme o cronograma, a aplicação das provas do Enem 2023 está marcada para os dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, o Inep aplica quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões, e uma prova de redação:
- 5 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- 12 de novembro: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h e as provas começam a ser aplicadas às 13h30 (horário de Brasília). O término da aplicação está marcado para as 19h, no primeiro dia, e para as 18h30, no segundo.
Ainda de acordo com o cronograma, o Inep deve liberar os gabaritos das provas no dia 24 de novembro. Já a divulgação do resultado do Enem, com a liberação do boletim de desempenho individual, está marcada para o dia 16 de janeiro de 2024. No entanto, os treineiros só poderão conferir suas notas posteriormente.
Principais datas
- Período de inscrição: 5 a 16 de junho de 2023;
- Solicitação de atendimento especializado: 5 a 16 de junho de 2023;
- Provas: 5 e 12 de novembro de 2023;
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023;
- Resultado: 16 de janeiro de 2024.
Leia também Unic e Uniderp abriram o período de inscrição para o Vestibular Unificado de Medicina 2023/2; saiba mais.