ENEM 2023: como incluir a leitura na preparação para a prova?

A leitura possui um papel fundamental na preparação de qualquer estudante para a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

A habilidade de interpretar textos, diretamente relacionada ao hábito de realizar boas leituras, é um dos pilares do exame, presente em todas as áreas de conhecimento. A leitura também é fundamental para obter uma nota alta na prova de redação.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas que irão te ajudar a entender como incluir a leitura na sua preparação para o ENEM 2023. Vamos conferir!

A importância da leitura para a prova do ENEM

Na prova do ENEM, a leitura é uma habilidade fundamental para a resolução das questões, uma vez que as perguntas exigem uma compreensão aprofundada dos textos apresentados.

Além disso, a leitura será fundamental para a resolução de questões em todas as quatro provas objetivas do ENEM e não somente para aquelas de ciências humanas e de linguagens.

Porém, a leitura também é fundamental para a prova de redação, uma vez que ela permite a ampliação do seu repertório cultural. Tenha em mente que o repertório é fundamental para a prova do ENEM e que quanto mais conhecimento você possuir na forma de repertório, maiores serão as suas chances de alcançar uma boa pontuação nessa seção do ENEM.

Não podemos nos esquecer também de que a leitura é fundamental para o fortalecimento da habilidade de argumentação. Durante as mais variadas leituras, nós entramos em contato com diferentes argumentos e pontos de vista, o que nos permite desenvolver a capacidade de analisar e avaliar dados e informações para a criação de novos argumentos.

ENEM 2023: como estudar e praticar a leitura?

Confira algumas dicas que irão te ajudar a estudar e a praticar a leitura durante a sua preparação para a prova do ENEM 2023:

Estude literatura

Estudar literatura irá te ajudar a desenvolver a habilidade de leitura. Lendo obras importantes da literatura brasileira, por exemplo, você poderá aprimorar a sua capacidade de ler prestando a atenção em detalhes e particularidades.

Tenha em mente que a leitura focada é fundamental para o ENEM, uma vez que será essencial para a compreensão e interpretação das questões que trazem textos no enunciado.

Faça anotações e resumos

É importante que você desenvolva uma leitura ativa, ou seja, uma forma de leitura eficiente e por meio da qual você possa entender aquilo que está lendo em pouco tempo e sem dificuldade.

Dessa forma, em suas leituras durante os seus estudos, faça anotações e resumos dos principais pontos e temas abordados. 

Faça leituras diárias

É fundamental que você estabeleça uma rotina de leitura diária, reservando um tempo específico para se dedicar a essa atividade em meio ao seu cronograma de estudos.

Ler regularmente é uma das melhores formas de incluir a leitura na sua preparação para o ENEM.

ENEM 2023: informações importantes sobre a prova

Os candidatos poderão se inscrever no ENEM 2023 a partir do dia 5 de junho de 2023, em uma semana. As inscrições permanecerão abertas até o dia 16 de junho.

Todas as inscrições deverão ser realizadas de forma online através da Página do Participante do ENEM, no site do INEP, responsável pela aplicação das provas.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Veja a divisão dos exames a seguir:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por fim, o gabarito oficial do ENEM 2023 será disponibilizado no dia 24 de novembro de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.