Quando não usar crase? Veja as situações em que seu uso é incorreto

Crase é uma matéria que pode ser um pouco complexa, e quem estuda para concursos sabe bem disso, principalmente quando se está começando. Porém, depois que você assimila bem o conteúdo, fica fácil fazer o uso dela e acertar as questões sobre o assunto na prova. Nesse sentido, uma dica é começar sabendo quando não usar crase, pois colocá-la no lugar errado chama mais atenção do que não empregá-la no lugar certo.

A seguir, você verá algumas situações em que não se usa crase para não cometer mais esses erros. Acompanhe.

Antes de palavras masculinas

Essa é uma das situações mais importantes de serem entendidas. As palavras masculinas aparecem após os artigos “o” e “os”, ou sem artigo. Sendo assim, o emprego da crase não funciona nesse contexto, já que precisa do artigo “a” para acontecer. Quando precisar ocorrer a junção da preposição “a” com o artigo “o”, ela ficará “ao”. Veja: “Ela foi ao cinema.”. Mas, muitas vezes, fica só a preposição mesmo: “Ele gosta de andar a pé.”.

Antes de pronome

Considerando que crase é a junção da preposição “a” com o artigo “a”, não faz sentido utilizá-la antes de pronome. Pense no seguinte: você já viu artigo antes de pronome? Ficaria algo como “a essa casa” — deve-se usar um ou outro, isto é, ou você diz “a casa”, ou você diz “essa casa”, não existe situação em que os dois (artigo “a”/pronome “essa”) aparecem juntos.

Sendo assim, quando temos a preposição “a” antes de pronome, não se emprega o acento grave que caracteriza a crase. Veja um exemplo: “Eu dei a ela um perfume”. Então, lembre-se: mesmo que o pronome seja feminino, não se utiliza crase antes dele, pois não há artigo.

Antes de verbo

Aqui, podemos ter a mesma linha de raciocínio dos pronomes. Artigos são utilizados para determinar substantivos, ou seja, antecedem nomes, o que não é o caso de um verbo. Veja o seguinte exemplo: “Na semana passada, comecei à cantar.”. Percebe que não temos artigo, apenas preposição? Por isso, essa crase está empregada de forma errada.

Antes de palavras no plural

Essa é uma situação de quando não usar crase um pouco diferente das anteriores, pois é possível empregar crase antes de palavras no plural, porém, o artigo tem que estar no plural também, ou seja, “as” em vez de “a”. Nessa lógica, a junção será “a” (preposição) + “as” (artigo).

Vamos a um exemplo: “Elas gostam de ir às montanhas.”. Outra opção correta é utilizar apenas a preposição: “Elas gostam de ir a montanhas.”. Entretanto, isso pode mudar o sentido da frase, já que a primeira refere-se a montanhas específicas, e a segunda fala de montanhas em geral.

Antes de palavra não especificada

Como citado brevemente no tópico anterior, palavras inespecíficas não são precedidas de artigo. Dessa forma, em orações como “Isso está sujeito a avaliação.”, note que não é especificado qual é a avaliação, o que muda no caso de “Isso está sujeito à avaliação cautelosa da professora.”.

Depois de preposições

Não é correto utilizar crase depois de preposições. Por exemplo: “Paramos de assistir ao filme após a chegada dela.”. Repare que já há a junção de uma preposição (após) com o artigo “a”, não sendo possível existir a preposição “a” no meio.

Uma última dica para que você saiba quando não usar crase na sua redação de concurso, bem como acerte as questões relacionadas a essa matéria, é entender sobre regência verbal e nominal, conhecendo as palavras que pedem a preposição “a”. Assim, se você sabe como identificá-la junto do artigo “a”, já tem grande parte do problema resolvido.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.