Quando começa a nova Onda de Calor? Esse fim de semana?

O Brasil se prepara para mais uma onda de calor que deve elevar as temperaturas em grande parte do país nos próximos dias. Segundo informações do Climatempo, o calor intenso se iniciará neste fim de semana e deverá se intensificar durante a semana do feriado de 15 de novembro de 2023. Esta será a quarta onda de calor que o Brasil enfrenta no segundo semestre deste ano.

Onda de Calor e Condições Secas

Há também o alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21 e 30%, que afetará o centro-oeste e norte de São Paulo, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul, centro e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul e leste do Tocantins, no interior da Bahia, nas áreas de sertão do Nordeste, no leste e extremo sul do Piauí, em praticamente todas as áreas de Minas Gerais, exceto na Zona da Mata mineira.

Chuvas na Região Sul

Por outro lado, algumas regiões do país enfrentarão chuvas. Há alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h, como no centro e sul do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul e norte de Santa Catarina. Outro ponto de atenção são as chuvas moderadas e fortes que podem atingir toda a região sul, além de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Frente Fria e Alta Pressão Atmosférica

Uma frente fria avança até o litoral do Rio de Janeiro, mas já se afastando em alto-mar. Segundo o Climatempo, a frente fria é fraca e não tem força para causar grandes alterações no tempo e nem causar queda da temperatura acentuada no Sudeste. Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o Sudeste e o Centro-Oeste reduzindo a umidade e as condições para chuva.

Ventos Quentes e Baixa Pressão Atmosférica

Ventos quentes vindos do Norte para o extremo sul do Brasil intensificam uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, que vai estimular mais nebulosidade e chuva sobre a Região Sul. O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas.

Regiões Afetadas

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil aumentando a nebulosidade e as condições para a chuva em todos os estados. O ar quente e seco ganha força sobre a Região Sudeste do Brasil, enquanto uma frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro, já se afastando em alto mar. Em todo o Espírito Santo, no norte do estado do Rio de Janeiro, em quase todas as áreas de Minas Gerais e também no centro-oeste e norte do estado de São Paulo, a sexta-feira será de muito sol e calor. Algumas nuvens se formam, mas não há expectativa de chuva.

Na Região Centro-Oeste do Brasil, o ar quente seco está ganhando força sobre e já diminui a umidade e as condições para a chuva nesta sexta-feira. A previsão é de um dia com sol forte e muito calor em toda a região do país. O calor começa a aumentar na Região Centro-Oeste e a previsão é de temperaturas em torno dos 40°C em vários locais de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Um vórtice ciclônico de altos níveis está avançando sobre a Região Nordeste do Brasil, reduzindo as condições para a chuva. A previsão para esta sexta-feira é de sol forte e algumas nuvens em todos os estados da do Nordeste.

Finalmente, o ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas em todos os estados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.