De acordo com a pesquisa “Hábitos de Uso de Aplicativos de Transporte” – encomendada pela 99 – 40% dos brasileiros da Classe C aumentaram o uso de carros por aplicativos no período de isolamento social. Quase um terço (31%) dizem ter começado a utilizar o serviço em 2020, principalmente durante a pandemia. No entanto, ainda há dificuldades para essa faixa social aderir a este meio de transporte e não passam, necessariamente, por questões financeiras.
Apesar do aumento expressivo impulsionado pelas diretrizes de isolamento social, a mesma pesquisa ainda indicou desigualdade no uso de tecnologia. Isso porque, um em cada quatro brasileiros da Classe C (25%) não tem aplicativos de transporte instalados no celular. Desses, 63% nunca instalaram, sendo que 22% deles afirmam que o principal motivo para não ter algum app de mobilidade instalado são dificuldades tecnológicas.
Outros problemas apontados por essa faixa que nunca nem instalou um aplicativo do tipo está na internet lenta (17%), que dificulta a instalação; demora na instalação (14%); e dificuldades para adicionar os dados pessoais (12%).
A desigualdade nas conexões de internet na cidade de São Paulo, por exemplo, dificulta a chegada de serviços oferecidos por meio da tecnologia às periferias da maior cidade do Brasil, afirma a 99. Segundo estudo da consultoria Teleco, a diferença de conexão entre regiões periféricas e regiões centrais da capital paulista ainda é gigantesca. Enquanto o ideal é que cada torre de conexão seja dividida por até mil habitantes, no distrito de Iguatemi, na Zona Leste, a quantidade de moradores usando uma mesma estação é quase 11 vezes acima do ideal.
99 aposta em WhatsApp para conseguir atingir mais pessoas
Sabendo que o acesso ao aplicativo é uma das barreiras para aumentar o acesso ao seu serviço, a 99 foi atrás de outras opções para atingir mais clientes. Em 2020, a empresa lançou uma solução integrada ao WhatsApp que permite solicitar uma corrida via aplicativo de mensagens instantâneas com a mesma praticidade e segurança.
Já presente em 16 cidades do país, o 99 WhatsApp é mais uma opção para reduzir as barreiras de acesso. Segundo pesquisa do Mobile Time, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, fazendo com que essa integração com o app de mensagens democratize o acesso ao serviço de mobilidade principalmente para quem mora fora das regiões centrais.
Acesso à Internet é fundamental para economia
A qualidade do acesso à Internet é um ponto fundamental a economia. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que cada 1% de aumento no acesso à Internet gera um crescimento adicional de até 0,19% do PIB brasileiro.
Durante a pandemia, o Brasil cresceu consideravelmente em questão de conectividade. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 83% das casas brasileiras possuem acesso à internet. O resultado significa 12 pontos percentuais a mais que em 2019. Em 2014, esse número era de apenas 50%.
No entanto, há diferenças entre as regiões. A Região Sudeste possui o maior número de domicílios com internet: 86%. Na sequência estão as Regiões Sul, com 84%, Centro-Oeste e Norte, ambas com 81%. Por sua vez, o Nordeste aparece com 79%. É lá, porém, onde ocorreu o maior aumento de pontos percentuais no período do estudo: 14. O número é impactado pelo aumento no número de provedores de Internet locais, que fornecem banda larga em locais que grandes operadoras não têm interesse comercial.
Ainda de acordo com o levantamento, a banda larga fixa é a maior provedora do serviço, com 69% de presença nos lares, oito pontos percentuais a mais que em 2019. No entanto, o número de computadores nos lares ainda é baixo: 45%, um aumento de seis pontos em relação ao ano anterior.