Muitas pessoas se questionam para saber qual o melhor leite, qual promove mais benefícios e possui mais nutrientes. Entretanto, as dúvidas surgem a partir do momento em que, apenas lendo o rótulo, pode ser difícil distinguir com clareza um leite do outro.
Por conta disso, fizemos este breve guia com informações importantes para você escolher o leite mais adequado às suas necessidades. Acompanhe e entenda.
Qual o melhor leite? Entenda as diferenças
Entender as diferenças entre as opções disponíveis no mercado é o primeiro passo para saber qual o melhor leite para a sua dieta. Veja abaixo:
Integral
O leite integral é conhecido como o “vilão” das dietas por apresentar maior índice de gordura, pois mantém toda a gordura, presente na bebida, antes da industrialização.
Este tipo de leite costuma ser recomendado para pessoas que necessitam de energia para garantir o desenvolvimento corporal saudável, como acontece na infância e na adolescência. Entretanto, se a criança ou adolescente estiver muito acima do peso, o consumo deverá ser moderado, a fim de evitar o aumento de peso exponencial.
Além disso, vale ressaltar que o excesso desse leite pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, ao considerarmos que, no mínimo, 3% da bebida é gordura.
Semi desnatado
Já o leite semi desnatado, passa por um processo onde há a retirada de parte da gordura que encontramos no leite integral. É um intermediário entre o integral e desnatado, onde os níveis de gordura não ultrapassam 2,9% do leite e está acima de 0,6%.
Da mesma forma, todos os minerais do leite são mantidos, o que torna essa bebida nutritiva e muito importante para a saúde de jovens, crianças e adolescentes. De todo modo, pode ser indicado para dietas um pouco mais restritivas no quesito de consumo de gordura, auxiliando assim no processo de emagrecimento saudável.
Desnatado
Por fim, temos o leite desnatado como o mais indicado para quem sofre com doenças cardiovasculares ou quer emagrecer mais rapidamente, por conta da sua quantidade de gordura, que é baixíssima.
Entretanto, vale ressaltar que o desnatado não possui vitamina A e D, que encontramos nas demais opções. Em contrapartida, apresenta uma quantidade interessante de proteínas, fósforo, potássio e cálcio, sendo uma fonte saudável de nutrientes, capaz de ser consumido no lugar do integral sem causar déficit nutritivo.
No entanto, ele será menos energético que as opções com mais gordura, por isso a sua dieta deverá ser equilibrada para garantir o consumo de gorduras boas a partir de outros alimentos.
Qual o melhor leite? Como escolher?
Agora que você já sabe as diferenças entre os três tipos, como saber qual o melhor leite? Como escolher?
Na realidade, tudo dependerá das suas necessidades energéticas. Por exemplo, se você costuma treinar todos os dias e gasta bastante energia na academia, o leite integral não será um vilão. Entretanto, se você possui excesso de peso e/ou problemas cardiovasculares, as opções semi desnatada e desnatada serão melhores.
De todo modo, o melhor caminho sempre será conversar com o seu nutricionista para saber qual é, exatamente, a sua necessidade energética e o melhor leite para a sua saúde.
Assim você terá uma vida muito mais saudável e uma dieta mais equilibrada.