Saúde e Bem Estar

Qual é a sua meta de carreira a longo prazo?

Qual é a sua meta de carreira a longo prazo? Você tem pensado no seu futuro profissional? Ou tem atuado no piloto automático, apenas pensando no pagamento que virá no início do mês?

Pense um pouco sobre esses questionamentos. E, se você se sentir à vontade, venha refletir com a gente no decorrer deste conteúdo. Acompanhe para saber mais!

O que é uma meta de longo prazo?

Antes de qualquer coisa, devemos nos situar acerca do que é uma meta de longo prazo. Resumidamente, podemos dizer que é uma meta que se pauta em um período mais longo para ser concluída. Esse período pode ser de 5, 6, 10, 20 ou 30 anos, por exemplo.

Normalmente, uma meta de longo prazo costuma ser maior do que 5 anos. Mas, obviamente, ela também pode ser de 3 ou 4, dependendo do objetivo e das circunstâncias.

Qual é a sua meta de carreira a longo prazo?

Você tem pensado sobre o seu futuro? Já fez um plano de carreira? Talvez este seja o melhor momento para isso.

Afinal, pare e pense: se você apenas trabalhar, de qualquer maneira, sem criar a coragem para pensar em novos caminhos, como poderá ter um futuro mais feliz e diferente do que é vivido hoje?

Sem metas e sem persistência nós tendemos a repetir a vida em um eterno looping. Isso quer dizer que, se não planejamos nosso futuro e tampouco tomamos atitudes diferentes, nós estaremos fadados a viver o mesmo resultado o resto de nossas vidas.

Por isso, questionamos você se há alguma meta de carreira a longo prazo. Você pensa em mudar a sua vida profissional? Quer ser promovido? Quer fazer alguma transição de carreira? Analise cada um desses fatores.

Desse modo, você começará a traçar um caminho muito mais frutífero para a sua vida profissional. Para tanto, alguns questionamentos podem ser úteis:

  • Onde você está hoje?
  • Aonde quer chegar?
  • Quando quer chegar?
  • O que precisa fazer para chegar lá?
  • Quando você vai começar a fazer o que precisa?
  • Como irá colocar em prática o que precisa ser feito?
  • O que deve ser melhorado?
  • O que deve ser descartado?
  • Quais habilidades devem ser mantidas – e aprimoradas – para alcançar a sua meta de carreira a longo prazo?

Esses questionamentos baseiam-se no autoconhecimento. Por meio dele você poderá descobrir aonde quer chegar, quais são as suas principais metas a longo prazo e como você poderá mudar a sua vida a partir das suas atitudes de hoje.

Comece a pensar no seu futuro – e aja em prol dele!

Comece a pensar no seu futuro hoje mesmo. Mas além de pensar e traçar as suas metas de longo prazo, comece a agir também!

Apenas deixar os sonhos no papel não irá ajudar em nada. É preciso começar da maneira certa, buscando caminhos e agindo em prol daquilo que foi estabelecido como meta.

Pense em você neste momento. O que você quer alcançar? Como pode alcançar? E, ainda, como pode começar a agir agora mesmo?

Tudo isso servirá de base para novos resultados e para um futuro muito mais feliz e com qualidade de vida. Priorize seus sonhos e planeje a sua vida profissional de um modo consistente!