Qual a inteligência mais importante?

Qual a inteligência mais importante? Qual deve ser posta como prioridade em nossa vida? Será que existe uma única que deve ser considerada a principal?

Bem, para que possamos responder essa pergunta com coerência, é muito importante saber, antes de qualquer coisa, quais são os tipos de inteligência que existem. Assim poderemos analisar, mais a fundo, aquela que pode ser considerada a mais importante de todas.

Para isso, elaboramos este conteúdo com respostas para os seus questionamentos. Acompanhe até o fim e saiba mais.

Quais são os tipos de inteligência que existem?

Como dito acima, precisamos, antes de mais nada, nos atentar às características de cada uma das inteligências que existem. A lista abaixo representa a teoria do psicólogo Gardner, que listou 7 inteligências que possuímos.

Cada pessoa tem uma inteligência mais aflorada do que outra, de acordo com as suas próprias habilidades. Por exemplo, um músico pode ter a inteligência musical mais sensível, enquanto que uma pessoa que se comunica bem pode ter a inteligência interpessoal mais aflorada.

Sendo assim, considere esse ponto de que cada pessoa possui suas próprias habilidades, não sendo comparáveis com outras. Ou seja, não existe uma pessoa mais inteligente ou menos inteligente, mas sim, existem inteligências diferentes.

Com esse pressuposto em mente, veja agora os tipos de inteligências que existem:

  • Linguístico: É a capacidade de se expressar com facilidade por meio da escrita e da fala. Aqui podemos citar escritores, poetas, oradores, entre outras possibilidades que envolvam a língua.
  • Lógico-matemático: Nessa inteligência encontramos indivíduos com bons raciocínios dedutivos e lógicos. São aquelas pessoas que têm uma capacidade maior de resolver problemas e, de maneira geral, são chamadas de “inteligentes” pelos outros. Engenheiros e cientistas entram para esta categoria.
  • Intrapessoal: São pessoas que têm uma capacidade de lidar consigo mesma de maneira efetiva. São sujeitos com alto poder de autoconhecimento, e que sabem ouvir e controlar as emoções. Aqui podemos citar qualquer pessoa que transpareça ser bem resolvida consigo mesma.
  • Interpessoal: São sujeitos que apresentam uma boa capacidade para se relacionar com os outros. Saber persuadir, sabem conversar e têm uma excelente comunicação. Também conseguem lidar com as emoções alheias de maneira equilibrada.
  • Corporal-sinestésico: Bailarinos e atletas entram para essa categoria. Um sujeito com muita consciência corporal-sinestésica é capaz de conectar o corpo com a mente de maneira simples, mantendo uma harmonia.
  • Espacial: Como o próprio nome nos dá a entender, são aquelas pessoas que têm uma inteligência espacial bem apurada. Um exemplo seria uma pessoa estacionando o carro: quem tem inteligência espacial estaciona sem grandes dificuldades; quem não tem pode ter algum problema para alinhar o carro.
  • Musical: Por fim, chegamos à categoria dos músicos e daquelas pessoas com um ouvido mais “apurado” para a música. Essa inteligência nada mais é do que a capacidade de refletir sobre os sons.

Qual a inteligência mais importante?

Mas afinal, qual a mais importante? Bem, estudiosos apontam que a intrapessoal pode ser considerada a mais importante. Afinal, pode meio dela podemos explorar e aflorar as demais, além de que melhoramos o nosso equilíbrio emocional e lidarmos com a vida de uma maneira mais saudável.

Você concorda com essa ideia? Qual o seu pensamento sobre o assunto? Vamos debater nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.