A maior parte da água da Terra está armazenada em seus oceanos, mares e baías, que representam 96,5% do 1,36 bilhão de toneladas de água do planeta.
A quantidade de água presente na Terra é surpreendente, tanto que alguns cientistas chamam o planeta de “Planeta Água”.
Geograficamente, os oceanos cobrem a maior parte do planeta Terra. Sendo assim, cerca de 71% da superfície do mundo é banhada por oceanos.
Os oceanos do mundo fornecem pelo menos metade do oxigênio do planeta e armazenam cerca de 50 vezes mais carbono do que a atmosfera.
Os oceanos também influenciam o clima da Terra por meio de uma transferência constante de calor do Equador para os pólos.
Além disso, a evaporação da superfície do oceano traz chuva para muitas das superfícies terrestres da Terra.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de diferenciar oceanos e mares.
Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país, acompanhe o post e aprenda a diferenciar oceanos e mares.
Qual é a definição de oceano e mar?
Embora alguns indivíduos usem os termos oceano e mar alternadamente, há uma boa diferença nas definições geográficas desses dois elementos naturais.
Desse modo, podemos dizer que um oceano representa um corpo muito maior de água aberta do que um mar.
Por definição, um mar acaba sendo uma parte menor de um oceano e normalmente está parcialmente contido por uma área de terra.
Em síntese, todos os mares estão presentes em locais onde o oceano e a terra se encontram. Os mares normalmente são parcialmente fechados por terra.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a diferença entre mar e oceano? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Conferência de Yalta e Conferência de Potsdam: marcos do pós-Segunda Guerra Mundial.