A diferença entre boleto, fatura e duplicata nem sempre está clara para todas as pessoas. No entanto, é fato que as três modalidades estão relacionadas com pagamentos ou cobranças de alguma forma, mas cada uma delas apresenta algumas singularidades.
Continue com a leitura da matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos, e tire suas dúvidas sobre a diferença de fatura, boleto e duplicata. Certamente você se surpreenderá, pois devia achar que era a mesma coisa.
Principais diferenças entre o boleto, fatura e duplicata
Basicamente, o boleto é o documento que realiza a movimentação do dinheiro entre bancos, já a duplicata é um título que obriga o pagamento da dívida entre o comprador e o vendedor. No meio desse processo está a fatura, que define os detalhes da transação.
Pode parecer confuso, mas vamos te explicar mais sobre cada um desses termos logo abaixo. Confira:
O que é boleto?
O boleto bancário é um documento que visa realizar cobranças de produtos ou serviços. Essa forma de pagamento pela regulamentada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e apresenta as seguintes informações:
- Valor da cobrança;
- Data de vencimento;
- Orientações de pagamentos;
- Dados de quem deverá pagar o boleto;
- Código de barras para efetuar o pagamento;
- Juros ou multas em casos de atraso de pagamento;
- Nome da instituição financeira responsável pela cobrança;
- Dados da empresa ou Pessoa Jurídica que está cobrando o valor.
Em resumo, o boleto é um documento de pagamento para que o fornecedor receba um determinado pagamento realizado pelo pagador.
O que é duplicata?
A duplicata no boleto nada mais é do que a declaração de obrigação de pagamento da dívida. Ao comprar algo, o vendedor pode utilizar a duplicata para obrigar que o comprador pague o valor.
Semelhante a um título de crédito, a duplicata apresenta as datas limites e os valores em uma transação. Após o pagamento, as duplicatas são devolvidas ao vendedor que realizou a transação.
A duplicata é um título de crédito que representa uma ordem de pagamento. Normalmente, esse documento só pode ser emitido na compra e venda de produtos ou em prestações de serviços.
Na atualidade, elas não costumam ser utilizadas com recorrência e muitas pessoas causam confusão entre duplicatas e cheques. Apesar de apresentar semelhanças, as duas opções de cobranças são diferentes.
No cheque os pagamentos só podem acontecer à vista, já nas duplicatas é possível realizar cobranças parceladas. Em resumo, a duplicata realmente obriga ao devedor realizar o pagamento.
O que é fatura?
A fatura é um documento que apresenta informações sobre o produto ou um serviço negociado. Normalmente, ela define detalhes da transação, como:
- Valores a serem pagos;
- Datas limite de pagamento;
- Detalhes do que foi negociado;
- Informações sobre as duas partes envolvidas.
Ou seja, a fatura acompanha o boleto e permite que você visualize os dados da compra que deverão ser pagos para o vendedor.