Devido ao baixo número de franquias ativas, muitas vezes é esquecido que as cidades menores do interior do Brasil oferecem excelentes oportunidades de investimento e um vasto mercado inexplorado. Por isso que hoje, indicaremos as vantagens das franquias empreenderem na interiorização das unidades.
Por conta de suas grandes populações e das inúmeras oportunidades de comércio com grande visibilidade do consumidor, as grandes cidades brasileiras são os mais importantes nós do mercado. É por isso que empresas e redes de franquias se instalam em shopping centers, onde conseguem captar clientes e realizar vendas com relativa facilidade.
Para ajudá-lo entender melhor o potencial das cidades médias e menores do interior para o mercado de franquias, incluímos neste artigo estatísticas e argumentos relevantes.
Desfrute de uma boa leitura!
Como está ocorrendo o tímido investimento em franquias nas cidades menores?
Primeiramente, a tendência de trazer franquias para dentro de casa já vem crescendo há algum tempo, atraindo pesos pesados do setor para centros urbanos menores e médios. A tendência mostra que a franchising está se expandindo rapidamente em áreas carentes com alto poder aquisitivo do consumidor.
Grandes marcas estão de olho em cidades como São José do Rio Preto, Santo André e Sorocaba, no estado de São Paulo, além de Londrina, no estado do Paraná, para avançar no processo de interiorização de suas franquias.
As regiões da região Norte destacam-se pela alta concentração da demanda por produtos e serviços franqueados, que até recentemente era menos intensa, mesmo em grandes cidades como Fortaleza, Teresina e Recife.
Muitas áreas têm apresentado crescimento no número de marcas e unidades franqueadas, sugerindo ser alternativas viáveis com forte potencial de mercado e fidelização de clientes que poderiam apoiar a introdução de novas franquias.
Quais os fatores relevantes que impulsionam o mercado de franquias para o processo de interiorização?
O crescimento da franchising no Brasil tem sido impulsionado por uma série de fatores nos últimos anos. Assim, as redes de franquias têm visto oportunidades de crescer em cidades menores, o que terá um efeito positivo em seus resultados de várias maneiras.
Muitas pessoas fugiram das grandes cidades e capitais durante a pandemia, optando por viver nas cidades mais seguras e limpas do interior. Isso causou um aumento na atividade imobiliária.
As franqueadoras tomaram conhecimento da ascensão da classe média em cidades menores, e com isso, os empresários que se mudaram para essas áreas estão concentrando seus investimentos ali. Sem contar com os altos investimentos em infraestrutura comercial, nas áreas urbanas das cidades do interior do Brasil tambémrealizaram nos últimos anos.
Cada vez mais shoppings e shopping centers estão sendo construídos, abrindo espaço para empreendimentos comerciais adicionais que afetarão a geração de empregos e aumento dos gastos do consumidor. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informa que houve um aumento de 55% no número de estabelecimentos desse tipo no interior do país.
Quais são as vantagens de as franquias empreenderem na interiorização das unidades?
Apresentamos algumas das principais vantagens de as franquias empreenderem na interiorização das unidades.
Menor custo de vida
Em comparação com as grandes cidades, o custo de vida no campo é menor, e isso vale também para investimentos empresariais. Portanto, apesar da ênfase da franquia na padronização da estrutura física, alternativas de baixo custo em termos de mão de obra e fornecedores de materiais de construção, móveis, máquinas e utensílios de cozinha estão disponíveis.
Custos operacionais mais baixos
Custos operacionais mais baixos para a unidade franqueada também podem encontrar em cidades secundárias. Assim, o franqueado poderá encontrar pontos de venda, tanto na rua quanto em shopping centers e galerias, que oferecem aluguel e estoque muito baratos. Ficará mais barato do que nas capitais pagar coisas como boletos, administração geral e fornecedores.
Possibilidade de oferta de vários formatos
Muitas redes de franquias buscaram desenvolver modelos de negócios exclusivos para uso em cidades menores e menos populosas. Podem reduzir os custos neste cenário porque menos móveis e estoque são necessários para preencher os menores espaços disponíveis.
Redução de concorrência
Menos concorrência pode ser uma grande vantagem, já que as grandes cidades têm opções aparentemente infinitas para os consumidores escolherem, tanto, pessoalmente quanto online. Em muitos casos, a marca da franqueadora pode ser a única unidade disponível em determinadas cidades.
É evidente que as cidades do interior são polos comerciais prósperos com um valioso público consumidor para os mais diversos mercados. Isso demonstra que a franchising é um estímulo crucial para a indústria e para a economia na totalidade.
Assim, investir na interiorização das franquias é uma vantagem competitiva que não pode desperdiçar.