PUC-RS divulga resultado do Vestibular 2024 para Medicina e outros cursos

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é uma instituição de ensino superior privada com sede principal em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A universidade oferece diversas oportunidades e opções de cursos de graduação para os seus estudantes, atraindo novos alunos todos os anos.

Os candidatos que participaram das provas do Vestibular da PUC-RS no dia 18 de novembro devem ficar atentos: os resultados do processo seletivo para Medicina e outros já foram divulgados.

Dessa forma, para que você consiga acessar o resultado e entender quais serão os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024/1 da PUC-RS. Confira!

Vestibular 2024/1 PUC-RS: resultado é divulgado

Conformo previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a PUC-RS divulgou o resultado do Vestibular 2024/1 (Medicina e outros cursos) e a lista dos candidatos classificados na primeira chamada na última quinta-feira, dia 23 de novembro.

Os estudantes devem indicar o próprio número de CPF cadastrado no momento da inscrição para acessar o resultado, disponibilizado na página oficial do Vestibular 2024/1 da PUC-RS. O procedimento é o mesmo para os candidatos que participaram do processo seletivo para Medicina e para os estudantes que escolheram outros cursos,

Todos os candidatos aprovados na primeira chamada deverão realizar a entrega da documentação obrigatória para a matrícula até o dia 28 de novembro. O procedimento poderá ser realizado de forma online.

Na próxima quarta-feira, 29 de novembro, a PUC-RS irá publicar a segunda chamada de candidatos aprovados para convocar os participantes da lista de espera.

Ficou com? Acesse o edital do Vestibular 2024/1 da PUC-RS e consulte mais informações sobre o processo seletivo. O edital do Vestibular de Medicina também está disponível.

Vestibular 2024/1 PUC-RS: funcionamento do processo seletivo

Os estudantes que escolheram a modalidade I do processo seletivo da PUC-RS realizaram uma prova presencial no último sábado, 18 de novembro.

Provas do Vestibular 2024/1 PUC-RS
A PUC-RS aplicou uma prova presencial no último sábado. Imagem: Bruno Todeschini/ Divulgação PUCRS

Para os estudantes que optaram pelo curso de Medicina, o exame continha questões de Linguagens e Matemática, de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas. As perguntas foram distribuídas da seguinte maneira:

  • 10 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • 10 questões de Matemática;
  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 questões de Física, Química e Biologia;
  • 20 questões de Literatura, História e Geografia.

Além disso, os estudantes também deveriam escrever uma redação sobre um tema escolhido pela banca organizadora.

Para os candidatos que escolheram qualquer um dos outros cursos oferecidos pela PUC-RS, a prova do vestibular continha somente por uma proposta de redação. O texto redigido pelo candidato foi avaliado com uma pontuação de zero a dez, de acordo com os seguintes critérios: conteúdo (40%), estrutura (30%) e expressão Linguística (30%).

Vestibular 2024/1 PUC-RS: modalidades de participação

No ato de inscrição, os estudantes poderiam optar por uma das três modalidades de seleção oferecidas pela PUC-RS.

Veja quais eram as modalidades disponíveis para o Vestibular 2024/1:

  • Modalidade I: prova presencial da PUC-RS;
  • Modalidade II: uso da nota obtida na prova do ENEM entre 2019 e 2022. O estudante deverá ter obtido média mínima de 600 pontos e nota da redação superior a zero;
  • Modalidade III: seleção por prova da PUC-RS presencial ou pela nota do ENEM. O candidato deverá realizar a prova da PUC-RS ou usar o resultado obtido pelo candidato no ENEM entre 2019 e 2022, desde que possua média superior ou igual a 400 e não tenha obtido nota na prova de redação. O estudante será classificado na modalidade em que obtiver a melhor colocação.

Dessa maneira, os estudantes também poderiam utilizar a nota obtida na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, para participar do Vestibular 2024/1 da PUC-RS. Os candidatos que optaram pela modalidade II não deverão realizar nenhum tipo de prova.

Vestibular 2024/1 PUC-RS: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a PUC-RS está oferecendo 3.290 vagas para cursos variados ministrados pela instituição. Do total de vagas, devemos destacar que estão sendo oferecidas 120 vagas para o curso de Medicina da PUC-RS.  

Além disso, a PUC-RS distribuiu as vagas de acordo com as modalidades de participação previstas. Do total de vagas, 50% será reservado para a Modalidade I e 50% será destinado para a Modalidade II. Os participantes que optarem pela Modalidade III irão concorrer na modalidade em que forem melhor classificados.

Todos os candidatos aprovados irão ingressar no primeiro semestre letivo de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.