Para quem ainda não realizou a prova de vida do INSS, a partir do mês de fevereiro poderá ter a dura notícia da suspensão do seu benefício, seja aposentadoria ou pensão por morte, por exemplo.
Após três anos de suspensão, a prova de vida volta a ser obrigatória neste ano. Ela foi suspensa entre março de 2020 e maio de 2021, por conta do agravamento da pandemia de Covid-19.
O procedimento foi apenas totalmente retomado em julho de 2021, porém acabou sendo suspenso novamente no mês de outubro, por conta de que o Congresso derrubou o veto do Presidente Jair Bolsonaro que retirava ao longo de 2021 a obrigatoriedade de realizar a prova de vida.
De acordo com os dados do INSS, ao menos 3,3 milhões de segurados vão precisar fazer entre janeiro e abril a prova de vida referente ao último ano. Caso eles não o façam, os pagamentos de aposentadoria e pensão vão começar a ser suspensos a partir de fevereiro.
Foi definido um calendário para se evitar aglomerações nas agências bancárias, sendo que o órgão estabeleceu um cronograma que é baseado no mês de nascimento. Para quem teve a prova de vida vencida do mês de novembro de 2020 a junho de 2021, terá apenas o mês de janeiro para regularizar a sua situação, portanto é bom se agilizar.
Para quem teve a prova de vida do INSS vencida entre os meses de julho e agosto de 2021, terá até o mês de fevereiro para regularizar a sua situação. Aos que tiveram a prova de vida vencida até outubro de 2021, vão ter até o mês de março para a regularização e termina no mês de abril os que tiveram a prova de vida vencida até dezembro de 2021.
A prova de vida do INSS deverá ser feita no banco responsável pelo pagamento do seu benefício. Este procedimento também poderá ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, ou mesmo nas agências bancárias.
Algumas instituições financeiras facilitam o serviço habilitando a ferramenta através de seu Internet Banking, ou mesmo no aplicativo do banco. Para os segurados que possuem biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral, já é possível realizar a prova de vida através da via eletrônica.
Para quem não realizar a etapa de cadastramento, isso não vai implicar no cancelamento imediato do benefício previdenciário. Para quem teve o benefício suspenso no próximo mês, poderá entrar com um pedido de atualização dos dados depois, para que o benefício não seja totalmente cancelado.
Para aqueles que tiverem os seus benefícios bloqueados ou suspensos, basta ligar para a Central 135 que é um canal disponível para atender os segurados do INSS, sendo que para entrar em contato com um dos atendentes é obrigatório que apenas o beneficiário esteja em linha e informe o seu documento de identificação.