O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, que está prorrogado o prazo para que os candidatos selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/2 comprovem as informações prestadas no momento da inscrição.
A prorrogação foi informada através de publicação no Diário Oficial da União (DOU). O prazo para comprovação chegaria ao fim nesta sexta (7). Com a prorrogação, os selecionados na lista de espera poderão comprovar as informações até o dia 14 de outubro.
Segundo o MEC, a prorrogação tem como objetivo “garantir o máximo de tempo hábil aos participantes, para que possam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino para as quais se inscreveram”.
Por meio de nota, a pasta ressaltou que é de responsabilidade das instituições de ensino superior “informar aos candidatos os meios adotados por elas para o recebimento de documentos, que pode ser virtual ou presencial”.
Nesse sentido, a comprovação deverá ser feita através da entrega dos documentos nas instituições de ensino de oferta da bolsa de estudo. O procedimento poderá ser feito de forma virtual ou presencial, a depender da orientação da instituição para a qual o estudante foi selecionado.
ProUni 2022/2
O ProUni consiste em um programa do Governo Federal de oferta de bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Desse modo, o público-alvo são os estudantes que não possuem diploma de ensino superior e professores de escolas públicas.
O ProUni conta com a oferta de bolsas integrais (100% de desconto) e bolsas parciais (50% de desconto). De acordo com dados do MEC, nesta edição, o programa contou com a oferta de 190 mil bolsas, entre parciais e integrais.
A renda exigida para as bolsas integrais é de até um salário-mínimo e meio. Para as bolsas parciais, que ofertam 50% de desconto, a renda exigida é de até 3 salários-mínimos. Apenas professores não precisam comprovar a renda mínima estabelecida no edital.
Conforme o edital, a classificação dos inscritos no ProUni 2022/2 foi feita a partir das notas obtidas por eles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC aceitou o uso das notas das duas últimas edições: Enem 2020 e Enem 2021.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IFES encerra nesta sexta (7) as inscrições do Processo Seletivo 2023; saiba mais.