Prorrogação do auxílio emergencial: 10 motivos para não ter direito
A prorrogação do auxílio emergencial começou a ser liberada desde a última quarta-feira (18), mas ainda há muitas pessoas que tem dúvidas se tem direito ao benefício ou não.
Saiba que não é possível fazer a inscrição nesta rodada de pagamentos, pois apenas aqueles que já estavam cadastrados em 2020 tem direito, como aconteceu nos critérios das parcelas anteriores liberadas também neste ano.
Está é uma maneira de não aumentar significativamente a folha de pagamentos do auxílio emergencial 2021. Aquelas pessoas que vinham recebendo o auxílio emergencial 2021, podem perder o direito da prorrogação.
Revisões mensais de liberações do benefício social estão sendo realizadas, para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Neste cenário, confira abaixo 10 motivos que podem fazer você ser excluído dos pagamentos da prorrogação do auxílio emergencial:
1)Estar empregado por meio das leis da CLT – o conhecido popularmente “trabalho em carteira”;
2)Ter se mudado para o exterior;
3) Ter renda per capita superior a meio salário-mínimo (atuais R$ 550);
4) Estar inscrito no (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego);
5) Estar recebendo outro benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
6) No ano de 2019, ter tido rendimentos acima de R$ 28.559,70;
7) Ter idade inferior a 18 anos – exceto mães solteiras que podem receber;
8) Receber algum outro benefício pago pelo governo;
9) Outro integrante da família já estar recebendo os valores, uma vez que a liberação é realizada apenas para uma pessoa;
10) Seja servidor público em qualquer instância.
Como verificar se fui contemplado com a prorrogação do auxílio emergencial?
Para saber se você foi aprovado na prorrogação do auxílio emergencial 2021, você deve acessar o site do Dataprev. Alguns dados são necessários, como o nome da mãe, CPF, nome completo e data de nascimento.
Em caso de bloqueio ou recusa da prorrogação do auxílio emergencial, o motivo será informado e você poderá contestar a decisão em até 10 dias.
Nosso artigo “Auxílio emergencial bloqueado: veja o que aconteceu e como contestar” pode te interessar neste caso, para esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar com o passo. Clique em cima do termo e acesse.
A contestação é possível, por exemplo, para quem está com os dados desatualizados ou então incorretos no sistema do governo, para todos os motivos descritos acima, porém, não é possível reverter a situação.
Caso tenha sido aprovado, se tiver o número de celular atualizado no sistema, você poderá receber recados diretamente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.