O Governo Federal deverá anunciar nos próximos dias os detalhes do novo Bolsa Família. O programa deverá passar por uma grande reformulação e vai passar a entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. Se isso acontecer de fato, seria a concretização de uma vontade antiga do Palácio do Planalto.
De acordo com informações de bastidores, desde que o Presidente Jair Bolsonaro chegou ao poder essa vontade de mudar o programa existe. E isso nem é segredo para ninguém. Mesmo antes da pandemia, o Ministério da Cidadania estava trabalhando na produção de um projeto novo que substituiria o benefício atual.
Na época, o então Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou a dar entrevistas sobre o tema. De acordo com ele, a ideia do Governo era criar um projeto que fosse muito mais voltado para a meritocracia. Na prática, as famílias que merecessem mais, poderiam acabar ganhando mais dinheiro por parte do estado.
Esse programa, no entanto, foi para a gaveta. Principalmente porque o Ministro Onyx Lorenzoni saiu do cargo e passou a vaga para o atual Ministro, João Roma, que assumiu o posto apenas há alguns poucos meses atrás. Ele começou a trabalhar em outro projeto para o novo Bolsa Família em questão.
De qualquer modo, a ideia é que ele consiga pegar alguns pontos do programa de Onyx. E uma dessas questões é justamente em relação ao processo de meritocracia. Então é provável que as pessoas do projeto passem a ganhar mais dentro do benefício se conseguiram merecer mais por esses bônus.
Novo Bolsa Família
Atualmente, a maior parte das informações que se sabe sobre o novo Bolsa Família são da imprensa. Oficialmente, o Governo não tem falado muito sobre esse assunto. Ainda falta saber, por exemplo, quais serão os valores dos novos pagamentos.
O Presidente Jair Bolsonaro segue dizendo em diversas entrevistas que o valor médio do novo Bolsa Família será de R$ 300. No entanto, sabe-se que o Ministério da Economia não concorda muito com essa história.
De acordo com informações de bastidores, a ideia do Ministério é manter o benefício em uma média de R$ 270, no máximo. É que há um temor de que um aumento muito grande possa acabar furando o teto dos gastos públicos.
Datas
Segundo informações oficiais, o que se sabe mesmo é que o novo Bolsa Família deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. E isso significa que que eles começarão os pagamentos logo depois do fim do Auxílio Emergencial.
Recentemente, o Governo Federal anunciou a prorrogação do programa emergencial por mais três meses. Com isso, os repasses deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro, mas isso pode mudar.
De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se a pandemia do novo coronavírus não arrefecer pelos próximos meses, então é provável que o Governo decida fazer mais alguns pagamentos do benefício em questão