Muitos professores têm dificuldades para lidar com alunos autistas em sala de aula. Para eles, é difícil ensinar conteúdos de comportamento e também acadêmicos aos alunos com autismo.
As pesquisas mostram que essa realidade afeta ainda a muitos educadores do ensino básico. Além disso, essa dificuldade é sentida até por quem tem formação em Educação Especial.
Viviane Macedo, professora de São Carlos (SP) passou pelos desafios do ensino a alunos com autismo. Posteriormente, Viviane desenvolveu projeto de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). O PPGEEs é da Universidade Federal de São Carlos, a Ufscar.
Assim, no seu projeto, a pesquisadora criou material para ajudar os educadores a lidar com alunos com autismo na sala de aula. Como parte da dissertação, ela criou três vídeos que têm técnicas pensadas a partir da Análise do Comportamento. O material se direciona para aqueles que não sabem como lidar com crianças com autismo ou não sabem como lidar com suas demandas.
O projeto objetiva alcançar maior número de profissionais que trabalham com crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Identificar as preferências dos alunos
Além disso, Viviane diz que os vídeos são autoinstrucionais. Ou seja, possibilitam que o aprendizado se dê de forma autônoma. Assim, os docentes podem identificar as preferências de crianças com TEA a partir do próprio material.
Viviane explica também que a falta de motivação pode se constituir “em barreira na programação de ensino”. Desse modo, as ferramentas ajudam os alunos a responder de modo correto às propostas de ensino. O uso dos itens é um dos pontos para instalar e fortalecer novos comportamentos, no sentido de adequar à sala de aula.
Assim, os vídeos permitem formas de melhorar o ensino a crianças autistas. Além disso, a partir deles os docentes poderão criar um ambiente mais adequado. Os vídeos apresentam estratégias que ajudam os professores neste processo.
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