PROGRAME-SE: Apps da Caixa ficarão indisponíveis para este público
Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (6) que alguns dos seus serviços digitais estarão indisponíveis
Se você é correntista da Caixa Econômica Federal, precisa se programar para não passar por problemas nos próximos dias. De acordo com a instituição, boa parte dos seus serviços digitais poderão sofrer paralisações constantes.
O anúncio foi feito pela própria Caixa Econômica Federal nesta sexta-feira (6). De acordo com a instituição, os aplicativos digitais do banco estarão fora do ar nos dias 8 e 9 de setembro. Mas é importante lembrar que o momento da interrupção dos serviços será intercalado.
Horário da interrupção
Segundo as informações da Caixa Econômica Federal, os seus serviços digitais poderão ficar indisponíveis nos dias 8 e 9 de setembro, das 00h às 2h da madrugada. Assim, se você precisar sair ou fazer compras com seus aplicativos digitais nesses horários, precisa se reprogramar.
De todo modo, o banco também informou que mesmo nesses horários, o cartão Caixa para compras, e o sistema Alô Caixa seguirão funcionando normalmente.
No decorrer dessa sexta-feira (6), a Caixa Econômica Federal enviou notificações aos seus usuários de aplicativos para que todos fiquem cientes da paralisação dos serviços durante esses intervalos de tempo.
Sistema não é incomum
Interrupções de serviço para manutenções programadas não são necessariamente incomuns. A Caixa Econômica Federal normalmente realiza esse tipo de procedimento durante os períodos da madrugada. Em todos os casos, os usuários são avisados com antecedência.
Em agosto desse ano, por exemplo, o banco programou a manutenção do sistema do FGTS, que durou das 22h do dia 9 até às 8h do dia 12. Nesse meio tempo, vários serviços do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e outras plataformas, apresentaram instabilidades, de acordo com relatos.
Problemas no Caixa Tem
Nos últimos dias, o Caixa Tem, um dos aplicativos mais conhecidos e usados da Caixa Econômica Federal, passou por uma grande polêmica envolvendo usuários do Bolsa Família. De acordo com os relatos nas redes sociais, vários desses cidadãos tiveram o dinheiro do benefício transferido para outra conta sem prévia autorização.
“Eu recebi o meu Bolsa Família no dia 22. Acordei hoje (dia 23) com uma notificação de que eu teria feito um pix para uma segunda pessoa. Eu abri o aplicativo, e vi que meu sistema transferiu o dinheiro para uma pessoa que eu não conheço”, disse uma das vítimas, que reside na cidade de Jaboatão, em Pernambuco.
O nome da pessoa que recebe a transferência, por exemplo, normalmente varia a depender da vítima. Mas em todos os casos, há algo em comum: o cidadão não conhece o destinatário.
“A transferência foi feita para uma pessoa de nome Larissa Kelly. Mas eu nunca vi essa pessoa na minha vida”, disse uma das vítimas.
Outro ponto em comum nesses golpes é que em todos os casos apenas uma parte do dinheiro está sendo transferido para o nome desses desconhecidos. Uma das vítimas, por exemplo, disse que recebeu R$ 900 do Bolsa Família e apenas R$ 850 desse montante foi transferido.
Em todos os casos, se percebe que apenas uma parte do dinheiro fica na conta do cidadão. Por medo de perder esse residual, os usuários estão optando por sacar o montante.
Caixa vai devolver o dinheiro?
A Caixa Econômica Federal afirma que caso alguma irregularidade seja constatada, poderá devolver o dinheiro desviado para os cidadãos que foram prejudicados. Portanto, é sempre importante registrar que você foi vítima do golpe.
Para quem não foi vítima do golpe, a dica segue sendo não clicar em links que são enviados para o seu celular. Nas últimas semanas, relatos de usuários afirmam que eles estariam recebendo mensagens de texto do Ministério do Desenvolvimento Social. A pasta, no entanto, afirma que não realiza esse tipo de envio.