Programa Futuras Cientistas encerra inscrições hoje (4)

Alunas e professoras de todo o país podem participar do programa

As professoras e alunas interessadas em participar do Programa Futuras Cientistas têm até essa segunda-feira, dia 4 de setembro, para realizar as inscrições. Nesta edição do programa estão sendo ofertadas 470 (quatrocentas e setenta) vagas em todo o país.

Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e conta também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A proposta do programa é promover e estimular o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Com isso, o Cetene busca contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

De acordo com o CENTENE, em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Programa Futuras Cientistas: Inscrições

De acordo com o edital, as vagas ofertadas são para alunas do 2º ano do ensino médio e professoras do ensino médio da rede pública estadual.

As estudantes e profissionais que se enquadram nesses critérios poderão se inscrever até as 16h de hoje (4), considerando o horário oficial de Brasília. As inscrições estão sendo recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.

Após iniciar o preenchimento do formulário, as interessadas terão 10 minutos para concluir a inscrição, mas não é obrigatório realizar o preenchimento de uma só vez. É possível salvar as informações já preenchidas e continuar a inscrição de onde parou, respeitando o horário de encerramento das inscrições.

No ato da inscrição, é necessário apresentar diversas informações pessoais e escolares/ acadêmicas. Além disso, as professoras e alunas devem informar se possuem ou não conta no Banco do Brasil. Para a inscrição, não é obrigatório ter conta no Banco do Brasil. Portanto, se for esse o caso, basta marcar a opção “Não tenho”.

Ainda conforme o edital, o programa conta com diferentes projetos para cada região. Nesse sentido, antes de realizar a inscrição, professoras e alunas devem acessar os Projetos de Trabalho:

Reserva de vagas

Do total das vagas ofertadas para as estudantes do ensino médio, 50% serão para as estudantes oriundas de escolas regulares e 50% para as estudantes oriundas de escolas de tempo integral, reservadas as proporções nos estados participantes.

Também haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e para mulheres pretas, pardas, indígenas, quilombolas e também para mulheres trans ou travestis.

Programa Futuras Cientistas
O programa é voltado para estudantes e professoras de escolas públicas. Imagem: Divulgação

Sobre o programa

O Programa Futuras Cientistas é desenvolvido em quatro módulos. Segundo o regulamento, o primeiro módulo acontece sempre no período de férias escolares.

Ainda de acordo com as diretrizes, o programa conta com as seguintes frentes de ação: Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios. As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior.

O primeiro módulo do Programa Futuras Cientistas, que é o Módulo Imersão Científica 2024, terá duração de 20 dias úteis no mês de janeiro com carga horária total de 80 horas destinadas ao processo de familiarização da estudante e professora com a dinâmica da pesquisa científica.

As atividades do programa (projetos de trabalhos) ocorrerão de maneira semi-presencial (parcialmente remota) ou totalmente remota. Portanto, as participantes devem se atentar à modalidade do projeto no momento da inscrição.

Além de ofertar um kit de participação, o Cetene oferta bolsa-auxílio de R$ 483,00 para as participantes. Entre as experiências proporcionadas pelo projeto estão atividades em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos e workshops interativos.

Confira mais detalhes no edital e o Instagram do Futuras Cientistas.

Leia também UFSM receberá as inscrições para o Processo Seletivo via notas do ENEM até o dia 4 de setembro; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.