Programa Cria Unicamp abre inscrições para estudantes do Ensino Médio
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abriu nesta segunda-feira, dia 10 de abril, o período de inscrição para o “Cria Unicamp”, programa que ofertará a alunos do Ensino Médio aulas sobre as obras literárias cobradas nas provas do vestibular da universidade.
O programa lançado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é gratuito. Os interessados poderão realizar as inscrições de forma virtual, por meio do site da Comvest. Conforme o cronograma, as inscrições seguem abertas até 17 de abril.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Limeira e Piracicaba.
Aulas do “Cria Unicamp”
De acordo com a Unicamp, estão sendo ofertadas 200 vagas por aula. A Unicamp informa ainda que metade das vagas disponíveis estão reservadas para alunos de escolas públicas.
O início das aulas do Cria Unicamp, que acontecerão aos sábados das 9h às 12h, está marcado para o dia 29 abril. As aulas acontecerão até as vésperas da primeira fase do Vestibular 2024, conforme o seguinte calendário:
- Abril – dia 29
- Maio – dias 6 e 27
- Junho – dia 17
- Agosto – dias 12 e 26
- Setembro – dias 16 e 30
- Outubro – dia 7
As atividades serão iniciadas com uma aula sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia, no dia 29 de abril. Já o segundo encontro, marcado para 6 de maio, a aula será sobre a obra Niketche – Uma História de Poligamia e sobre a disciplina Geografia.
Vestibular Unicamp 2024
Conforme divulgado pela Unicamp, o período de inscrição do Vestibular 2024 será do dia 31 de julho a 31 de agosto. A aplicação das provas da 1ª fase está marcada para o dia 29 de outubro, enquanto as provas da 2ª fase estão previstas para os dias 3 e 4 de dezembro.
Além disso, para os candidatos a alguns cursos, a Unicamp aplicará Provas de Habilidades Específicas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.
Obras literária obrigatórias
- A Tarde – de Olavo Bilac;
- Olhos d’Água – de Conceição Evaristo;
- Carta de Achamento a el-rei D. Manuel – de Pero Vaz de Caminha;
- Casa Velha – de Machado de Assis;
- O Ateneu – de Raul Pompeia;
- Niketche – uma História de Poligamia – de Paulina Chiziane;
- Conto “Seminário dos ratos” – de Lygia Fagundes Telles;
- Canções escolhidas – de Cartola;
- Alice no país das maravilhas – de Lewis Carrol.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também CEDERJ abre hoje (10) o período de inscrição do Vestibular 2023/2; saiba mais.