Novo programa de créditos e empreendedorismo para mulheres é lançado

Novo programa de créditos e empreendedorismo para mulheres é lançado

Nesse dia das mulheres (8), o presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar um decreto que cria um programa para ampliar o acesso ao microcrédito e com iniciativas de empreendedorismo para mulheres. O programa que apresenta um grande avanço para as mulheres no mercado empreendedor, foi chamado de Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra Elas.

De acordo com o Ministério da Economia, a estratégia reúne diversas ações, como acesso à crédito, cursos técnicos e informações sobre finanças para mulheres. A principal intenção do programa é incentivar a criação e expansão de negócios liderados por mulheres.

O lançamento do programa foi realizado em um evento de comemoração ao Dia da Mulher no Palácio do Planalto, durante a apresentação o governo anunciou diversas medidas, como a distribuição gratuita de absorventes e outros itens de higiene.

Funcionamento do Programa

De acordo com o site do Governo Federal, o programa possui uma estratégia que visa atingir alguns pontos para atingir uma política pública de fortalecimento do empreendedorismo feminino, estes são:

  • Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino
  • Promover o acesso à informação de todas as políticas, instrumentos e serviços que apoiam a agenda de empreendedorismo feminino
  • Ampliar a oferta de crédito para o empreendedorismo feminino
  • Promover medidas que contribuam para a emancipação cidadã de mulheres em situação de vulnerabilidade
  • promover o desenvolvimento e sustentabilidade financeira dos negócios

Um dos pilares da estratégia será a liberdade econômica e individual, por essa razão, a Estratégia buscará identificar as principais barreiras ao empreendedorismo feminino e induzir a implementação de mecanismos que eliminem ou reduzam estas barreiras.

Também está como um dos objetivos da estratégia, ações nos campos da educação, investimento e financiamento, instrumentos e serviços dos atores envolvidos e demais atores mobilizados pela Estratégia, mobilização de redes institucionais para apoio à mulher, entre outros.

Boas novas para as mulheres

De acordo com a secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques Consentino, o programa envolve os ministérios da Economia, da Mulher, da Cidadania, bancos públicos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em nota o Ministério da Economia informa que: “O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia (Basa) vão oferecer linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas. Haverá apoio de educação empreendedora do Sebrae para quem está começando a empreender e para aquelas mulheres que precisam incrementar seus negócios próprios. O Banco do Nordeste (BNB) e o Basa atuarão no segmento de microcrédito”

Segundo a pasta divulgada, para estimular mais empréstimos, serão utilizados os recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que dará garantia de 80% do valor emprestado. Deste modo, esse crédito será assistido para empresas que possuam mulheres no seu quadro societário, buscando alcançar 100% desses empreendimentos.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica, lançou ainda um pacote com redução de taxas para empréstimos às mulheres durante o mês de março. Segundo ele, haverá redução de taxas para microempresas em até 45% para empreendimentos em que mulheres são as donas e de 37% no cartão de crédito. Por fim, Guimarães também anunciou parceria com o banco indiano Grameen Bank para concessão de microcrédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?