Professores: Estratégias para bom relacionamento com os alunos

Existem muitas estratégias diferentes por meio das quais o relacionamento pode ser construído e mantido entre professores e alunos.

Os melhores educadores, a saber, são adeptos de incorporar estratégias ao longo do ano para que uma relação saudável seja estabelecida e mantida com cada aluno que lecionam.

Veja 21 dicas para você, professor!

    1. Incorpore histórias e experiências pessoais em suas aulas. Humaniza você como professor e torna suas aulas mais interessantes.
    2. Quando um aluno estiver doente ou faltar à escola, ligue pessoalmente ou envie uma mensagem de texto para o aluno ou seus pais para ver como estão.
    3. Use o humor em sua sala de aula. Não tenha medo de rir de si mesmo ou dos erros que você cometer.
    4. Fique entusiasmado com seu trabalho e com o currículo que ensina. O entusiasmo gera entusiasmo. Os estudantes não aceitarão se o professor não estiver entusiasmado.
    5. Vá mais longe para aqueles estudantes que precisam de ajuda. Ofereça seu tempo para ensiná-los ou junte-os a alguém que possa dar a ajuda extra de que precisam.
    6. Faça uma pesquisa de interesse dos alunos e, em seguida, encontre maneiras de incorporar os interesses deles em suas aulas ao longo do ano.
    7. Forneça a seus alunos um ambiente de aprendizagem estruturado. Estabeleça procedimentos e expectativas no primeiro dia e aplique-os de forma consistente ao longo do ano
    8. Converse com seus alunos sobre seus pontos fortes e fracos individuais. Ensine-os a estabelecer metas. Forneça-lhes as estratégias e ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos e melhorar seus pontos fracos
    9. Certifique-se de que cada aluno acredita que eles são importantes para você e que são importantes para você
    10. De vez em quando, escreva uma nota pessoal para os estudantes incentivando-os a trabalhar muito e a abraçar seus pontos fortes.
    11. Tenha grandes expectativas para todos os seus alunos e ensine-os a ter maiores expectativas para si mesmos.
    12. Seja justo e consistente no que diz respeito à disciplina do aluno. Os alunos se lembrarão de como você lidou com situações anteriores.
    13. Comemore os sucessos dos alunos e deixe-os saber que você se importa quando eles vacilam ou enfrentam situações pessoais difíceis.
    14. Crie aulas envolventes e rápidas que prendem a atenção de todos os alunos e fazem com que eles voltem sempre.
    15. Não descarte um aluno ou suas sugestões ou ideias por qualquer motivo. Ouça-os atentamente. Pode haver alguma validade no que eles têm a dizer.
    16. Converse com seus alunos regularmente sobre o progresso que estão fazendo nas aulas. Deixe-os saber onde estão academicamente e forneça um caminho para melhorias, se necessário.
    17. Admita e confesse seus erros. Você cometerá erros e os alunos procurarão ver como você lida com as coisas ao fazê-lo.
    18. Aproveite os momentos de aprendizado, mesmo quando às vezes se distanciar do assunto do dia. As oportunidades geralmente terão mais impacto sobre os alunos do que a lição.
    19. Nunca menospreze ou repreenda um aluno na frente de seus colegas. Fale com eles individualmente no corredor ou imediatamente após a aula.
    20. Envolva-se em uma conversa casual com os estudantes entre as aulas, antes da escola, depois da escola, etc. Simplesmente pergunte a eles como estão as coisas ou pergunte sobre certos hobbies, interesses ou eventos.
    21. Dê voz a seus alunos em sua classe. Permita que eles tomem decisões sobre expectativas, procedimentos, atividades em sala de aula e atribuições quando for apropriado.

E então, professor, o que achou das dicas?

Não deixe de ler também – MEC oferece curso gratuito para professores de alfabetização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.