Existem muitas estratégias diferentes por meio das quais o relacionamento pode ser construído e mantido entre professores e alunos.
Os melhores educadores, a saber, são adeptos de incorporar estratégias ao longo do ano para que uma relação saudável seja estabelecida e mantida com cada aluno que lecionam.
Veja 21 dicas para você, professor!
-
- Incorpore histórias e experiências pessoais em suas aulas. Humaniza você como professor e torna suas aulas mais interessantes.
- Quando um aluno estiver doente ou faltar à escola, ligue pessoalmente ou envie uma mensagem de texto para o aluno ou seus pais para ver como estão.
- Use o humor em sua sala de aula. Não tenha medo de rir de si mesmo ou dos erros que você cometer.
- Fique entusiasmado com seu trabalho e com o currículo que ensina. O entusiasmo gera entusiasmo. Os estudantes não aceitarão se o professor não estiver entusiasmado.
- Vá mais longe para aqueles estudantes que precisam de ajuda. Ofereça seu tempo para ensiná-los ou junte-os a alguém que possa dar a ajuda extra de que precisam.
- Faça uma pesquisa de interesse dos alunos e, em seguida, encontre maneiras de incorporar os interesses deles em suas aulas ao longo do ano.
- Forneça a seus alunos um ambiente de aprendizagem estruturado. Estabeleça procedimentos e expectativas no primeiro dia e aplique-os de forma consistente ao longo do ano
- Converse com seus alunos sobre seus pontos fortes e fracos individuais. Ensine-os a estabelecer metas. Forneça-lhes as estratégias e ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos e melhorar seus pontos fracos
- Certifique-se de que cada aluno acredita que eles são importantes para você e que são importantes para você
- De vez em quando, escreva uma nota pessoal para os estudantes incentivando-os a trabalhar muito e a abraçar seus pontos fortes.
- Tenha grandes expectativas para todos os seus alunos e ensine-os a ter maiores expectativas para si mesmos.
- Seja justo e consistente no que diz respeito à disciplina do aluno. Os alunos se lembrarão de como você lidou com situações anteriores.
- Comemore os sucessos dos alunos e deixe-os saber que você se importa quando eles vacilam ou enfrentam situações pessoais difíceis.
- Crie aulas envolventes e rápidas que prendem a atenção de todos os alunos e fazem com que eles voltem sempre.
- Não descarte um aluno ou suas sugestões ou ideias por qualquer motivo. Ouça-os atentamente. Pode haver alguma validade no que eles têm a dizer.
- Converse com seus alunos regularmente sobre o progresso que estão fazendo nas aulas. Deixe-os saber onde estão academicamente e forneça um caminho para melhorias, se necessário.
- Admita e confesse seus erros. Você cometerá erros e os alunos procurarão ver como você lida com as coisas ao fazê-lo.
- Aproveite os momentos de aprendizado, mesmo quando às vezes se distanciar do assunto do dia. As oportunidades geralmente terão mais impacto sobre os alunos do que a lição.
- Nunca menospreze ou repreenda um aluno na frente de seus colegas. Fale com eles individualmente no corredor ou imediatamente após a aula.
- Envolva-se em uma conversa casual com os estudantes entre as aulas, antes da escola, depois da escola, etc. Simplesmente pergunte a eles como estão as coisas ou pergunte sobre certos hobbies, interesses ou eventos.
- Dê voz a seus alunos em sua classe. Permita que eles tomem decisões sobre expectativas, procedimentos, atividades em sala de aula e atribuições quando for apropriado.
E então, professor, o que achou das dicas?
Não deixe de ler também – MEC oferece curso gratuito para professores de alfabetização