Professores da educação básica terão reajuste de 33,24% no piso salarial - Notícias Concursos

Professores da educação básica terão reajuste de 33,24% no piso salarial

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 27 de janeiro, um reajuste no piso salarial dos professores que atuam na educação básica. O reajuste será de 33,24%. Desse modo, o piso da categoria será corrigido em 2022 para $ 3.845,63.

O anúncio do presidente foi feito por meio de suas redes sociais: “É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou no Twitter.

A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste do salário dos profissionais da educação básica deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. Além disso, o aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos.

De acordo com o presidente, o reajuste beneficiará mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas.

Inicialmente, o governo previa um aumento de cerca de 7,5% no salários dos docentes. No entanto, parlamentares da área da educação e das categorias do magistério pressionaram o governo a dar reajuste de, pelo menos, 33%. O reajuste de 33% segue os critérios da antiga lei do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também 18 estados e Distrito Federal iniciam ano letivo de 2022 com aulas presenciais, saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?