Todos nós sabemos que estudar para a prova de um vestibular ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não é fácil. O processo é longo, demorado e pode ser cansativo, o que leva muitos estudantes a procrastinem por longos períodos.
Porém, se a procrastinação se tornar um hábito, a qualidade dos seus estudos poderá ser muito comprometida, afetando o seu desempenhando no futuro.
Dessa maneira, para que você consiga parar de procrastinar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe algumas dicas eficientes que irão te ajudar. Vamos conferir quais são elas a seguir!
Estabeleça metas realistas
O processo é sempre o mesmo: o estudante estabelece metas impossíveis, fica esgotado tentando alcançar esses objetivos e começa a procrastinar por causa do cansaço.
Para evitar que isso aconteça, é extremamente importante que você estabeleça metas realistas para os seus estudos. Não exagere tentando conseguir estudar conteúdos excessivos em um curto período de tempo: é importante respeitar os próprios limites.
Lembre-se de que o importante é manter a constância nos estudos e não o excesso.
Tente se organizar
Uma das principais razões pelas quais os estudantes acabam procrastinando é a falta de organização. Você precisa ter em mente que a partir do momento que você organizar todos os conteúdos que deve estudar, será mais fácil cumprir os seus objetivos diários nos estudos.
Dessa forma, é fundamental que você crie um plano de estudos personalizado para os seus objetivos e que inclua datas e prazos para a realização de cada tarefa, bem como os conteúdos que devem ser estudados.
Mantenha a motivação frequente
A falta de motivação é uma das principais causas da procrastinação entre o estudantes.
Assim, é necessário que você busque com frequência diferentes maneiras de manter a motivação constante durante os estudos. Como exemplo, podemos citar o estabelecimento de recompensas para você mesmo. Quando você terminar uma tarefa, um exercício ou estudar um capítulo inteiro, busque uma recompensa para você mesmo: pode ser um docinho, um período de pausa, uma bebida gelada, etc. O importante é entender que você está evoluindo nos estudos e, dessa forma, conseguir manter a motivação pessoal.
Insira descansos frequentes nos seus estudos
Descansar é fundamental para todos os estudantes. Porém, ele também pode ser um grande aliado na luta contra a procrastinação, uma vez que estudar por longos períodos sem intervalos pode provocar a fadiga mental e o esgotamento, que consequentemente levam à procrastinação.
Dessa forma, não se esqueça de incluir descansos e pausas regulares no seu plano de estudos. Eles são fundamentais para que o seu desempenho se mantenha alto durante todo o período de preparação para a sua prova.
Mantenha interesse pelos tópicos estudados
Sabemos que nem sempre é fácil, mas manter interesse pelos tópicos que você está estudando pode ajudar no combate à procrastinação.
Quando você estuda com interesse, o assunto se torna muito mais leve e você acaba se envolvendo com o conteúdo, o que evita a procrastinação.
Essa dica é muito útil principalmente para quem não gosta de estudar uma determinada matéria e tende a procrastinar o estudo da mesma. Se esse é o seu caso, busque maneiras de se envolver com o conteúdo, fazendo com que ele pareça mais interessante para você.
Existem muitas maneiras de fazer isso. Algumas delas são: estudar em grupo, promover debates sobre os tópicos a serem estudados, incluir filmes e séries sobre a matérias nos seus estudos, etc.
Fique longe de distrações
Quando você estiver estudando, é importante que você fique longe de distrações, uma vez que elas podem provocar a procrastinação, principalmente em estudantes que já estão cansados.
Dessa maneira, busque sempre um local de estudos silencioso e livre de potenciais distrações.