Processos de formação de palavras: quais são e exemplos

As palavras da língua portuguesa podem ser classificadas em primitivas, derivadas, simples e compostas. As palavras primitivas são aquelas que não vieram de outras palavras como flor cor, por exemplo. Já as palavras derivadas são aquelas que provêm de outra palavra, ou seja, cuja origem retoma uma palavra já existente, como é o caso de floricultura.

O que diferencia as palavras simples das compostas, por outro lado, é que as primeiras têm há apenas um radical, enquanto as compostas possuem dois radicais. Nesse sentido, as palavras derivadas e compostas surgem a partir dos processos de formação de palavras: derivação e composição.

Composição

A formação de novos vocábulos por meio da composição pode ser por justaposição ou por aglutinação. Na justaposição, há a união de termos sem que os radicais sofram qualquer alteração em sua estrutura, ou seja, as palavras são postas uma ao lado da outra, como nos seguintes exemplos: surdo-mudo, guarda-chuva, girassol e para-raios.

A aglutinação, por sua vez, provoca a alteração de um dos termos envolvidos na composição. Nesse sentido, dois ou mais radicais se unem na formação de uma nova palavra e um deles perde sua integridade sonora. Exemplos: planalto (plano alto), hidroelétrica (hidro e elétrica), vinagre (vinho e acre), etc.

Derivação

A derivação é o tipo de processo de formação de palavras que acontece por meio do acréscimo de afixos. Desse modo, pode ser por prefixação, sufixação, ou parassintética, podendo ainda haver a derivação regressiva ou a derivação imprópria.

Na derivação por prefixação, há o acréscimo de um prefixo:, ou seja, um afixo é adjungido no início da palavra como, por exemplo, desleal, infeliz, amoral, desfazer, impaciente etc. Já na sufixação, a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo: lealdade, felizmente, beleza, estudante.

A derivação parassintética é aquela por meio da qual as novas palavras surgem pelo acréscimo simultâneo de prefixo e de sufixo: entardecer, emagrecer, abençoar etc.

As derivações regressiva e imprópria, por outro lado, não acontecem por meio de acréscimo de afixos. Na derivação regressiva, há a formação de uma nova palavra a partir da redução da palavra primitiva, por exemplo: beijo (beijar), janta (jantar), debate (debater), perda (perder), etc.

Por fim, a derivação imprópria consiste na mudança da classe gramatical da palavra. A palavra derivada surge a partir da mudança de categoria gramatical da palavra primitiva, ou seja, não há alteração da forma. É o caso de verde nas frases abaixo:

Ganhei um vestido verde de minha madrinha.

O verde de teus olhos desconsertou o rapaz.

Na primeira frase, a palavra verde funciona como adjetivo, sua classificação usual, mas na segunda frase a palavra funciona como substantivo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.