Processo seletivo IFMG 2023/2: resultado das isenções é divulgado

Os candidatos já podem consultar se foram beneficiados ou não com a isenção

O IFMG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, é uma instituição pública que foi fundada no ano de 2008.

As inscrições para o processo seletivo 2023/2 do IFMG estão abertas e nesta terça-feira, 09 de maio de 2023), a instituição divulgou o resultado das isenções da taxa de inscrição para o vestibular.

Continue lendo o artigo de hoje para conferir algumas informações fundamentais sobre o processo seletivo e a isenção da taxa do vestibular 2023/2 do IFMG.

Processo seletivo IFMG 2023/2: resultado da isenção

As inscrições para o processo seletivo 2023/2 do IFMG estão abertas desde o dia 20 de abril e poderão ser realizadas até o dia 22 de maio de 2023.

Todas as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma virtual por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site oficial da Fundação CEFETMINAS.

Os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 20 para participar do processo seletivo. Contudo, os estudantes que fizessem parte de determinadas categorias também puderam solicitar a isenção do pagamento das taxas até o dia 3 de maio de 2023.

Como previsto pelo cronograma do vestibular 2023/2, o resultado preliminar das isenções foi divulgado nesta terça-feira, 09 de maio de 2023. Os candidatos podem consultar o resultado no portal do vestibular.

Os recursos poderão ser enviados até a próxima quinta-feira, 11 de maio. Depois da análise, o IFMG irá divulgar o resultado final no dia 16 de maio.

Puderam solicitar o benefício todos os estudantes que com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, forem  egressos de escola pública ou tinham bolsa integral em escola privada e sofrerem condição de hipossuficiência econômica financeira.

Processo seletivo IFMG 2023/2: funcionamento

O processo seletivo 2023/2 do IFMG prevê a participação dos candidatos por meio de duas modalidades diferentes. São elas:

  • Aproveitamento da pontuação obtida na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2013;
  • Análise de histórico escolar e realização de redação.

A segunda modalidade é direcionada para os interessados em um dos cursos técnicos oferecidos pelo IFMG e prevê a aplicação de uma prova de redação no formato online. O exame irá acontecer no dia 18 de junho de 2023.

Processo seletivo IFMG 2023/2: oferta de vagas

Ao todo, serão oferecidas 397 vagas por meio do processo seletivo 2023/2 para as unidades de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. As vagas contemplam tanto cursos técnicos como cursos de graduação.

Para a graduação, o IFMG irá oferecer vagas para os municípios de Ouro Preto e Ribeirão das Neves.  Para o processo seletivo via ENEM, serão ofertados três cursos e 111 vagas no total. Confira a distribuição a seguir:

  • Gestão da Qualidade: 36 vagas. Curso oferecido em Ouro Preto;
  • Administração: 28 vagas. Curso oferecido em Ribeirão das Neves;
  • Processos Gerenciais: 24 vagas. Curso oferecido em Ribeirão das Neves.
  • Administração: 11 vagas. Curso oferecido em Ribeirão das Neves.
  • Processos Gerenciais: 12 vagas. Curso oferecido em Ribeirão das Neves.

As demais serão direcionadas para os candidatos interessados em um dos cursos técnicos. Dentre as opções, podemos citar: Edificações (Congonhas); Mecatrônica (Ibirité), Sistemas de Energia Renovável (Ibirité) e Segurança do Trabalho (Ouro Preto).

Processo seletivo IFMG 2023/2: divulgação dos resultados

O IFMG irá divulgar o resultado preliminar do processo seletivo 2023/2 no dia 27 de junho de 2023, com recursos nos dias 28 e 29 do mesmo mês.

Por fim, o resultado final das duas modalidades do processo seletivo será divulgado no dia 06 de julho de 2023.

Processo seletivo IFMG 2023/2: sistema de cotas

De acordo com o edital do processo seletivo 2023/2, o IFMG irá utilizar as ações afirmativas (sistema de cotas) no vestibular, reservando um determinado número de vagas para os candidatos que fizerem parte de determinadas categorias.

Os candidatos que conseguirem uma das vagas reservadas para as cotas deverão, no momento da matrícula, comprovar que possuem direito à vaga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.