Empreendedorismo

Processo Estratégico Na Tomada de Decisões

A tomada de decisões nas empresas faz parte de um processo estratégico que deve ser planejado e direcionado. Veja mais!

Tomada de decisão e os processos estratégicos

O funcionamento de uma empresa depende de diversos fatores, assim sendo, na atualidade a tomada de decisão deve ser feita de forma estratégica.

Dentro da rotina de uma empresa as decisões são necessidades constantes, por isso, é importante que a gestão da empresa tenha um controle sobre seus processos, de modo que possa amparar suas decisões estrategicamente.

As decisões estratégicas numa empresa dizem respeito a todos os fatores que envolvem todos os níveis. Sendo assim, é importante que sejam elaboradas assertivamente, haja vista que toda decisão envolve um grau de risco. Ao passo que algumas situações interferem na decisão, como a análise dos dados, os prazos, o impacto dessa decisão e a pressão quanto a tomada da decisão.

Decisões programadas, não programadas e estratégicas

Sendo assim, as decisões dos negócios devem ser feitas dentro de um planejamento. No entanto, há fatores externos que exigem decisões rápidas para que ações sejam tomadas. Por isso, podemos criar alguns tipos de  decisões importantes numa empresa, como as decisões programadas, as não programadas as decisões estratégicas.

Dentro de uma empresa é necessário tomar decisões o tempo todo quanto a tarefas de rotina, sendo essas as decisões programadas. No entanto, podem ocorrer situações que afetam o padrão de rotina de uma empresa, exigindo que decisões não programadas sejam tomadas.

As decisões estratégicas afetam os objetivos da empresa, e principalmente, exige revisão dos processos. Além disso, as decisões táticas concentram os objetivos em médio prazo e as operacionais são aquelas decisões que ocorrem dentro de um curto prazo, porém, que se acumulam em direção às objetividades em longo prazo.

É muito importante que a gestão da empresa tome decisões baseadas em princípios, planejamentos, e, principalmente, que essa decisão não entre em conflito com a cultura do negócio. Dessa forma, a empresa melhora seus processos e minimiza as falhas por ausência de análises.