Processo de Vendas – Mensuração e Escalabilidade
Processo de vendas – Ensinável, mensurável e escalável
Para que a empresa possa aumentar as suas vendas é fundamental que faça um planejamento estratégico que ampare essa objetividade, todavia, muitas vezes, essa necessidade precisa ser vista como um fator holístico.
Por isso, as vendas em uma empresa é amparada por um processo que deve ser acompanhado e otimizado de forma de estratégica.
O processo de vendas se refere às atividades envolvidas em uma empresa e pode seguir as seguintes características, como, por exemplo, o processo deve ser ensinável, mensurável e escalável.
Ou seja, o processo de vendas de uma empresa deve ser fácil de repassar aos envolvidos, bem como deve ser escalável de uma forma que a empresa suporte o crescimento do aumento do seu volume de vendas e mensurável, visto que a empresa deve trabalhar com indicadores e métricas que acompanhem essa necessidade.
Indicadores diversos e previsibilidade de vendas
Além disso, é muito importante que a empresa também faça uso dos indicadores para elaborar suas metas de forma estratégica.
Sendo assim, em algumas empresas o processo de vendas inclui a previsibilidade, que se refere a ter uma expectativa sobre os próximos períodos.
Todavia, em muitas empresas há essa obrigatoriedade de trabalhar com previsibilidade, visto que muitos fatores externos não controlados alteram a previsibilidade das vendas.
No entanto, é inerente a um planejamento estratégico esse tipo de análise. Sendo assim, ao elaborar o processo de vendas é importante que considere tanto fatores externos. Bem como, tenha adaptabilidade para alterar metas conforme o processo ocorre. Dessa forma, a empresa pode aumentar as suas vendas e acompanhar estrategicamente suas metas de vendas, otimizando o seu processo.