11 dicas infalíveis de interpretação de texto

Provavelmente, você já errou algum exercício quando sabia o conteúdo da questão. A decepção quando a gente erra uma questão por besteira é enorme, né?

A interpretação afeta o nosso relacionamento com amigos, familiares, colegas e professores. E também a diversão ao assistir a um filme, ouvir uma música, ver uma série…

As próximas dicas tem a intenção de melhorar a sua capacidade interpretativa para as provas e também para o dia a dia

Aprenda a interpretar gráficos e tabelas

Gráficos e tabelas caem com muita frequência no Enem, nos vestibulares e concursos públicos. Além dos processos seletivos, eles também são bastante utilizados por jornais e pelo mercado de trabalho.

Entendê-los pode não ser fácil, mas não desista. Muitas vezes, ao se deparar com esse tipo de dado em um exercício, a gente coloca barreiras como “não sei, sou de Humanas“. Mas não deve ser assim. Quando você aprender como eles funcionam, vai ser cada vez mais fácil fazer a interpretação desse tipo de texto.

Com o passar do tempo (e depois de praticar bastante), é possível que você comece a gostar de criar gráficos e tabelas. Eles são uma maneira prática de resumir um conjunto de informações importantes.

Obs: Você percebeu que recomendei uma aula de Português e outra de Matemática para aprender gráficos? Esse conteúdo é frequente em questões interdisciplinares, incluindo a redação.

Coloque as orações na ordem direta

A ordem direta é a que organiza as palavras da seguinte forma: sujeito + predicado + complemento

Esse é o jeito objetivo de entender uma oração. Faça o exercício de reorganizar as orações que estão na ordem indireta, principalmente os enunciados das questões.

Fique atento a todos os detalhes

Preste atenção a todos os tipos de texto (como infográficos, gráficos, tabelas, imagens, citações e poemas).

Circule os nomes dos autores, livro e ano de publicação nas referências do texto. Tais detalhes talvez revelem o tema da questão e até mesmo a resposta.

interpretação de texto - dica

Basta olhar as referências para saber que o texto acima é relacionado aos Direitos Humanos, aproximadamente sobre 2016.

Olhando o título, vejo que ele é sobre intolerância religiosa. Depois de analisar o infográfico e o gráfico, tenho uma ideia das principais religiões discriminadas e da evolução da violência de 2013 a 2014.

Talvez eu não saiba que a liberdade para expressar a religião é um dos Direitos Humanos. Mas a referência me ajuda a saber que existe uma relação entre os direitos humanos e a intolerância religiosa no Brasil (título do texto).

Pratique a interpretação com posts das redes sociais

Provavelmente você já viu memes ou menes nas redes sociais. Para entender o que significam, é preciso interpretar, no mínimo, a relação entre dois elementos, que podem ou não estar na imagem.

interpretação de texto - dicas e mene          interpretação de textos - meme - elétron

No primeiro post, você precisa saber colocação pronominal segundo a norma culta e saber como são entrevistas de emprego para entender a referência. No segundo post, deve conhecer o que é um elétron e a marca Ricardo Eletro.

Para praticar, experimente anotar em um papel o que é engraçado no post e quais são os elementos que causam esse efeito de sentido.

Leia textos longos impressos (como as provas do Enem)

Depois de um hora fazendo uma leitura densa, ficamos cansados. Precisamos ter resistência para não fazer análises equivocadas dos textos. Uma das formas de desenvolver a resistência é se acostumar a compreender textos longos.

Procure fontes relevantes para os assuntos que você estuda no dia a dia. As provas do Enem, além de serem úteis para praticar e simular a avaliação deste ano, podem ajudar a acostumar com a leitura desse tipo de texto.

Experimente baixá-las e interpretar os dados na coletânea da redação. Analise também os enunciados das questões de diferentes áreas do conhecimento.

Vale lembrar que a maneira que a gente lê um texto impresso e na tela do celular ou computador é diferente. Se você irá fazer provas impressas, prefira ler textos assim.

Compreenda músicas

As músicas estão presentes no nosso dia a dia e utilizam muitas figuras de linguagem.

Depois de escutar uma música de que você gosta, reflita sobre a letra. O que o autor quis dizer com ela? Pesquise a letra e tente interpretar o significado de cada estrofe.

Leia tirinhas

O Enem costuma avaliar habilidades importantes na vida prática. Tirinhas são facilmente encontradas, são uma leitura leve, divertida e sempre precisam de interpretação.

Muitas vezes elas expõem algum problema social, histórico, ou tem uma crítica implícita.

interpretação de texto - pratique com tirinhas

Olhe para os períodos, versos e parágrafos em conjunto

Escolha uma ou duas palavras que resumam o que você leu nos trechos menores, para se lembrar depois.

Em seguida, procure relações entre o que você acabou de ler. Por exemplo: de oposição, causa e consequência, adição.

Fazemos o procedimento acima para classificar orações subordinadas, mas ele também pode ser útil para a interpretação como um todo.

Use um dicionário

Quando estiver lendo em casa, tenha um dicionário por perto e pesquise o que não entender. Só assim vai ser possível interpretar depois.

Para memorizar, anote as palavras que você descobriu o que significam em um caderninho. Elas poderão ser úteis para resolver exercícios e também para a redação.

Algumas obras literárias utilizam palavras antigas e de difícil entendimento.  Vale lembrar que existem vestibulares que apresentam pequenos glossários nas questões. Então não dê muita atenção aos termos arcaicos na hora da leitura.

Peça a ajuda de videoaulas e do Google

Todos nós já passamos por alguma situação confusa, que não fez muito sentido. Pode ser na hora de resolver uma lista de exercícios ou em uma conversa com seus parentes, por exemplo.

Quando isso acontece, pode ser porque você não conseguiu interpretar corretamente. Então é útil procurar ajuda em um dicionário, videoaula ou no Google.

Reescreva ou explique para você mesmo

Reescreva o que você acabou de ler de maneira resumida e utilizando sinônimos. Se preferir, escreva em tópicos. O objetivo desta dica é ter certeza de que você interpretou o texto e também consegue explicar de maneira simples.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.