Problemas urbanos: tudo aquilo que você precisa saber para ENEM e vestibulares
O termo “problemas urbanos” é usado para denominar os fenômenos que acontecem como consequência da urbanização e que afetam a vida e o quotidiano dos moradores das cidades brasileiras.
O assunto é cobrado com frequência dentro de questões de geografia da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e dos vestibulares.
Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre os problemas urbanos. Vamos conferir!
Problemas urbanos: introdução
Os problemas urbanos são provocados por diversos fatores, dentre os quais se destaca o crescimento desenfreado das cidades e a falta de planejamento urbano adequado. Ainda, desigualdades regionais, relacionadas a economia e ao ambiente, também podem gerar problemas específicos em certas cidades.
Alguns dos problemas sociais que se desenvolvem como consequência dos problemas urbanos são: a formação de favelas, o aumento da violência e o trânsito. Já entre os problemas ambientais que estão relacionados a falta de planejamento urbano podemos citar a formação de ilhas de calor, o problema da inversão térmica e o acúmulo de lixo.
Problemas urbanos: moradia
A falta de moradia e a sua precarização são consequências das falhas no planejamento urbano. Junta-se a isso o fenômeno da “especulação imobiliária”. Esse fenômeno acontece como consequência da visão de terras como investimento. Assim, lugares específicos da cidade sofrem uma grande valorização e os valores dos seus terrenos aumentam, enquanto outros lugares da mesma cidade são abandonados por serem considerados menos lucrativos.
Problemas urbanos: gentrificação
Outro problema urbano muito cobrado pelas provas brasileiras é o fenômeno da gentrificação, em que áreas sofrem uma grande valorização de forma acelerada e, como consequência, os moradores de baixa renda que antes viviam no local são expulsos para que habitantes mais abastados possam construir as suas casas.