Princípios da Gestão de Dados Empresariais
Os princípios relevantes da Gestão de dados
Os princípios mais importantes no gerenciamento de dados são premissas orientadoras que regem a gestão de dados e facilitam a tomada de decisões das empresas.
São premissas que giram em torno de compilar, selecionar, coletar e utilizar os dados na rotina da empresa.
Adaptação dos conceitos à realidade do negócio
Como todas as regras de gestão, o ideal é adaptar os conceitos à gestão da sua empresa. Sendo assim, defina uma regra contextualizada no objetivo do negócio.
A administração dos dados torna eficiente a gestão, sendo esse seu principal objetivo. Por isso é importante que as empresas adéquem sua gestão de acordo com a maneira mais efetiva e que faça sentido para seu segmento, atuação e valores.
Valores tangentes à gestão de dados empresariais
Sendo assim, vamos citar alguns dos mais relevantes princípios da Gestão de dados.
Os dados são tratados como ativos da empresa;
Os padrões definidos para a estrutura dos devem ser seguidos;
Os formatos dos dados devem estar facilitados e disponíveis aos usuários;
A localização dos dados precisa ser definida e seguida para o acesso da gestão e de funcionários autorizados;
Os dados devem ser geridos e qualificados através de métricas confiáveis;
A empresa deve possuir uma política que normatiza a confidencialidade dos dados em conformidade com a legislação vigente.
São esses os princípios mais importantes dentro de uma eficaz gestão de dados, ao passo que a empresa possa empregá-los para corroborar as decisões corporativas, bem como facilitar a rotina operacional da empresa.