Principais pensadores da Filosofia Antiga: quem são eles?
O termo “Filosofia Antiga” se refere à um momento específico de produção filosófica que é, por sua vez, extremamente abordado por questões de filosofia das principais provas do país, como os vestibulares (um destaque especial para aquele da UEL e aquele da Unesp) e o ENEM.
Assim, é muito importante que você conheça as ideias dos principais pensadores desse momento histórico, especialmente se você deseja conseguir uma nota alta nas suas provas.
Principais pensadores da Filosofia Antiga: Introdução
A filosofia antiga abrange o período em que a atividade filosófica se concentrava principalmente na Grécia. Lá, os filósofos gregos viviam, desde meados do século VIII a.C., constantemente buscando pela sabedoria.
Essa filosofia surgiu da necessidade que os filósofos da época tinham de explicar o mundo real com base na razão e não nos mitos. Os fenômenos naturais, a existência e a racionalidade humana não poderiam ser satisfatoriamente explicadas pela religião, o que fazia com que esses pensadores buscassem outra saída.
Vamos ver, a seguir, quais foram os principais pensadores da filosofia antiga e quais foram as suas ideias de maior destaque e impacto.
Principais pensadores da Filosofia Antiga: a lista
Tales de Mileto: Tales de Mileto viveu entre 623 a.C. e 546 a.C. e é considerado o pai da filosofia. O pensador, que foi também matemático, engenheiro e astrônomo, é considerado por muitos estudiosos o primeiro filósofo de todo o mundo ocidental. Tales afirmava que a água era o elemento primordial que havia sido o responsável por formar tudo aquilo que conhecemos (incluindo nós mesmos).
Anaximandro: Anaximandro, assim como Tales, empreendeu uma busca incessante pelo elemento fundamental de todas as coisas, que deveria representar o universo e sua massa geradora de todos os seres vivos. Anaximandro foi seguidor de Tales de Mileto e criou o conceito de ápeiron, que difere daquele de arché, criado por Tales.
Anaxímenes: Anaxímenes desenvolveu uma teoria que afirmava que o elemento que havia determinado a origem de todas as coisas seria o ar. O filósofo viveu entre 588 a.C. e 524 a.C..
Pitágoras: Pitágoras viveu entre os anos de 570 a.C. e 490 a.C.. Segundo o filósofo, a origem de todas as coisas estaria diretamente ligada aos números. Além de diversas ideias que foram fundamentais para a filosofia e a matemática, o pensador elaborou a famosa teoria de Pitágoras, que afirmava que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos.
Heráclito: Heráclito afirmou que o fogo seria o elemento essencial da natureza, que deveria ter originado todas as coisas. O pensador ainda elaborou uma teoria sobre a brevidade e a transformação dos elementos, afirmando que “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.. Quando imergimos, águas novas substituem aquelas que nos banharam antes”.
Ainda, podemos citar outros nomes de destaque dentro da filosofia antiga, tais como: Parmênides, Zenão de Eleia, Empédocles, Demócrito, Protágoras, Sócrates, Platão, Epicuro, Zenão de Cítio, Pirro e Diógenes.