Previsão do tempo para o dia 29 de agosto de 2023 no Brasil

Saibra a previsão do tempo para o dia 29 de agosto de 2023.

O Brasil é um país com uma grande diversidade climática, que varia conforme as diferentes regiões e estações do ano. Neste artigo, apresentaremos a previsão do tempo para o dia 29 de agosto de 2023, terça-feira, em todo o território nacional.

Abordaremos os principais aspectos meteorológicos, como a temperatura, a umidade do ar e os alertas do INMET. Acompanhe!

Previsão do tempo

A princípio, segundo o modelo de previsão numérica do INMET, o dia 29 de agosto de 2023 será marcado por sol entre nuvens na maior parte do Brasil, com exceção do Acre, Amazonas, Rondônia, onde há possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas. No leste de São Paulo, Espírito Santo e no Rio de Janeiro, há alerta de chuva forte e volumosa, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano. No centro-sul e leste do Pará, também há possibilidade de chuva fraca.

Já no restante do país, o tempo será seco e sem chuvas, com baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 20%. Dessa forma, há risco de incêndios florestais e baixa qualidade do ar em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No litoral do Nordeste, há chance de pancadas de chuva isoladas.

Previsão do tempo para o dia 29 - Reprodução Canva
Previsão do tempo para o dia 29 – Reprodução Canva

Temperatura

As temperaturas estarão elevadas em todo o Brasil, com máximas que podem ultrapassar os 40 °C em algumas localidades. Portanto, São Paulo poderá ter o dia mais quente de um mês de agosto desde o início da medição do Inmet, com máxima de 34 °C. temperatura muito alta para este mês. Outro recorde que pode ser batido é o de Cuiabá, que poderá ter o dia mais quente do ano até aqui, com máxima de incríveis 40 °C — sendo a capital mais quente do país.

Além disso, destacam-se também o Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Roraima, com máxima de 37 °C, Amazonas e Maranhão, com 36 °C, e Tocantins, com 35 °C., ou seja, as temperaturas mais “amenas” estão no Sul e no Nordeste, com máximas entre 25 °C e 30 °C.

As mínimas também estarão altas na maioria do país, variando entre 15 °C e 25 °C. As menores temperaturas serão registradas no Sul e no Sudeste, com mínimas entre 7 °C e 19 °C.

Umidade do ar

A umidade relativa do ar é um indicador da quantidade de vapor d’água presente na atmosfera. Ela influencia na sensação térmica e na saúde das pessoas e dos animais. Valores muito baixos podem causar ressecamento da pele e das mucosas, irritação nos olhos e nas vias respiratórias, além de aumentar o risco de incêndios.

Segundo o WeatherTab, a umidade relativa do ar estará muito baixa em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte, podendo ficar abaixo de 15%. O INMET considera esses valores como críticos para a região, que emite alertas meteorológicos para essas regiões. Nessas condições, recomenda-se evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, beber bastante água e usar hidratante para a pele.

Nas demais regiões, a umidade relativa do ar estará mais confortável, variando entre 40% e 80%. No litoral, a umidade será mais alta, podendo superar os 90%.

Alertas meteorológicos do INMET

O INMET é o órgão responsável por monitorar as condições meteorológicas no Brasil e emitir alertas para situações que possam representar riscos à população. Dessa forma, os alertas possuem três cores: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Para o dia 29 de agosto de 2023, o INMET emitiu os seguintes alertas:

  • Alerta amarelo de baixa umidade para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e umidificar o ambiente.
  • Alerta laranja de baixa umidade para o Distrito Federal e o estado de São Paulo. Ou seja, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 9%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Portanto, recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e umidificar o ambiente.
  • Alerta laranja de chuvas intensas para o estado do Rio de Janeiro. A chuva pode atingir entre 30 mm/h e 60 mm/h ou entre 50 mm/dia e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Recomenda-se evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Por fim, neste artigo, apresentamos a previsão do tempo para o dia 29 de agosto de 2023 no Brasil, abordando os principais aspectos meteorológicos, como a temperatura, a umidade do ar e os alertas do INMET.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.