Previdência Social e o certificado de deslocamento temporário e isenção de contribuição - Notícias Concursos

Previdência Social e o certificado de deslocamento temporário e isenção de contribuição

A solicitação do Certificado de Deslocamento Temporário deverá ser feita pelo empregador na Agência da Previdência Social. Saiba mais!

A solicitação do Certificado de Deslocamento Temporário e Isenção de Contribuição deverá ser feita pelo empregador/autônomo, conforme o caso, na Agência da Previdência Social de preferência do interessado.

Previdência Social e o certificado de deslocamento temporário e isenção de contribuição

O Ministério do Trabalho e Previdência destaca que apenas nos Acordos em vigor entre Brasil e Canadá, Itália e MERCOSUL não estão previstos deslocamentos temporários para trabalhadores autônomos.

O segurado deve possuir o Certificado de Deslocamento

O segurado deve levar consigo uma via do Certificado de Deslocamento. O período de deslocamento poderá ser prorrogado, observados os prazos e condições fixados em cada Acordo, informa o Ministério do Trabalho e Previdência.

Entidade Gestora

O requerimento de benefício, inclusive benefício da legislação do outro país, deverá ser protocolizado na Entidade Gestora do país de residência do interessado.

O Ministério do Trabalho e Previdência destaca que no Brasil os requerimentos podem ser  formalizados nas Agências da Previdência Social de preferência do interessado, que posteriormente  encaminhará o processo ao Organismo de Ligação correspondente.

Transferência dos Benefícios para o Exterior

O Ministério do Trabalho e Previdência informa que a solicitação de transferência de benefício, mantido sob a legislação brasileira, para recebimento no exterior poderá ser requerida pelo beneficiário para os Acordos Bilaterais.  Neste caso, o segurado deverá, antes da mudança ou viagem prolongada, solicitar a transferência junto à Agência da Previdência Social – APS, onde o benefício está mantido.

Quando o segurado retornar ao Brasil, deverá informar à APS mais próxima seu novo endereço. Tais procedimentos devem ser obedecidos, a fim de evitar a suspensão do pagamento do benefício, ressalta o Ministério do Trabalho e Previdência.

Organismos de Ligação no Brasil

Organismos de Ligação são os órgãos designados pelas autoridades competentes dos Acordos de Previdência Social para comunicarem entre si e garantir o cumprimento das solicitações formuladas no âmbito dos Acordos, bem como os devidos esclarecimentos aos segurados/beneficiários, informa o Ministério do Trabalho e Previdência.

Resolução nº 136

Com a Resolução nº 136 de 30 de dezembro de 2010 a operacionalização de cada Acordo de Previdência Social ficou em um único Organismo de Ligação, conforme tabela disponibilizada no site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Confira trechos relevantes da Resolução nº 136

Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercado Comum do Sul- MERCOSUL, promulgado pelo Decreto nº 5.722, de 13 de março de 2006;

Acordo de Previdência Social entre Brasil e Argentina, promulgado pelo Decreto nº 87.918, de 7 de dezembro de 1982;

Acordo de Previdência Social entre Brasil e Uruguai, promulgado pelo Decreto nº 85.248, de 13 de outubro de 1980;

Acordo de Previdência Social entre Brasil e Chile, promulgado pelo Decreto nº 1.875, de 25 de abril de 1996;

Convênio de Previdência Social entre Brasil e Espanha, promulgado pelo Decreto nº 1.689, de 7 de novembro de 1995;

Acordo de Previdência Social entre Brasil e Grécia, promulgado pelo Decreto nº 99.088, de 9 de março de 1990;

Convenção sobre Seguros Sociais entre Brasil e Luxemburgo, promulgada pela Decreto nº 60.968, de 7 de julho de 1967;

Acordo de Seguridade Social entre Brasil e Portugal, promulgado pelo Decreto nº 1.457, de 17 de abril de 1995;

Acordo de Migração entre Brasil e Itália, promulgado pelo Decreto nº 57.759, de 8 de fevereiro de 1966;

Protocolo Adicional ao Acordo de Migração assinado entre Brasil e Itália, promulgado pelo Decreto nº 80.138, de 11 de agosto de 1977; e Portaria MPS nº 555, de 29 de dezembro de 2010.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?